Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/11969
Título: A produtividade na adaptação cinematográfica o caso Materna doçura
Autores: Miranda, José Bragança de, orient.
Cachapa, Possidónio
Palavras-chave: DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO
CINEMA
ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA
ESCRITA DE ARGUMENTOS
COMMUNICATION
CINEMA
FILM ADAPTATION
ARGUMENT WRITING
Data: 2017
Resumo: O propósito desta tese é duplo. Parte-se primeiramente de uma problematização da adaptação, sabendo-se que os Estudos em Adaptação estão a passar por forte convulsão. Centrado principalmente no cinema, foi ganhando amplitude dada a crescente importância dos vídeo-jogos, das obras hipertextuais e de hipermédia, para além do teatro, da poesia, etc. Fenómenos como o da passagem dos filmes a novelas ou romances, alterando a direcção da adaptação, são sintoma de que a adaptação, longe de ser um tema menor ou secundário, se coloca no centro da produção cinemática contemporânea. Desenvolveu-se assim uma reflexão sobre a produtividade da actividade de adaptação, levando-nos a questionar as formas clássicas centradas na ideia de origem e de original, para revelar as cargas estética e artística que excedem as técnicas adaptativas. Num segundo momento, inseparável desta problematização, procedeu-se a um trabalho experimental centrado num romance de 1998, Materna Doçura, consubstanciado na construção de um argumento cinematográfico, onde se testam as principais consequências teóricas e estéticas da tese. A construção do referido argumento constitui-se, deste modo, não tanto como objecto de tese, mas como teste da parte teórica acerca da produtividade da adaptação. Neste contexto, procedeu-se em seguida ao levantamento dos trabalhos elaborados sobre as questões da adaptação em sentido lato e restricto, bem como de muitos outros que permitem estabelecer pontes com as questões de tradução e outras áreas de trabalho e pensamento de forma a melhor compreender as problemáticas inerentes ao tema. Finalmente foi desenvolvida a referida comparação entre os dois trabalhos, com natural incidência no argumento cinematográfico. A confrontação com um grande número de obras de referência escritas desde os anos 1950, e o seu cruzamento com conceitos quer do domínio das ciências da comunicação quer dos estudos filosóficos, permite sustentar a tese de que vivemos numa época pós-clássica da adaptação, que reserva a este tipo de estudos um vasto futuro.
The purpose of this thesis is twofold. Firstly, it departs from a problematization of adaptation, with awareness of the great convolution in the adaptation studies. Centred chiefly on cinema, achieved a bigger role due to the increasing weight of videogames, hipertext and hipermedia, beyond that of drama, poetry, etc. Phenomena such as the transposition of movies into soap operas or novels, reversing the direction of adaptation on its head, are a signal that adaptations, far from being a minor or secondary focus, are right at the centre of current cinematic production. Thus, a reflection on the productivity of the activity of adaptation emerged, making us question the classical precepts under the influence of origin and original, in order to reveal the aesthethic and artistic charge which surpasses adaptation techniques. Secondly, inseparable from this problematization, an experimental work was carried out centred on the 1998 novel Materna Doçura, a work consubstantial to the construction of a screenplay, wherein the main theoretical and aesthetical corollaries of the thesis are tested. The construction of said screenplay is not, therefore, object of a thesis, instead it tests the theoretical component on the productivity of adaptation. In this context, a range of studies was collected on questions of adaptation, stricto sensu and lato sensu, as well as many other themes that allow bridging questions of translation, fields of affiliated work and thought, etc.; a collection which helps grasp the problematics inherent to the theme. Finally, a comparison between the two approaches was made, with the natural incidence on the screenplay. The confrontation of a great number of reference works, written since the 1950s, and the intersection of concepts from the domains of communication studies and philosophical studies, allow us to sustain the thesis that we live in a post-classical era for the adaptation, granting its academic production a vast future.
Descrição: Orientação : José Augusto Bragança de Miranda
URI: http://hdl.handle.net/10437/11969
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Doutoramento em Ciências da Comunicação

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