Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/9766
Título: Projeto Banco de Arte Europeia: uma intervenção pictórica no espaço escolar com uma turma do 8.º ano
Autores: Marques, Inês Andrade, orient.
Pereira, Dora Isabel Martins
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
ENSINO SECUNDÁRIO
CULTURA VISUAL
IMAGEM
CORES
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
VISUAL CULTURE
IMAGE
COLORS
Data: 2019
Resumo: Esta investigação tem como temática o enriquecimento da cultura visual no domínio da história da arte europeia, através de uma intervenção pictórica no espaço escolar. Esta experiência pedagógica, realizada na disciplina de Educação Visual e com uma turma do 8º ano de escolaridade, realizou-se no contexto da prática supervisionada, no âmbito do mestrado de ensino em artes visuais da ULHT, durante o ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Castro Marim. Trabalhando num contexto geográfico periférico, com um grupo de adolescentes entre os 13 e 17 anos de idade, de marcada diversidade cultural, procurou-se promover o conhecimento de obras de arte da tradição ocidental, com as quais não estavam familiarizados. Para o projeto, que consistiu na pintura dos bancos do recreio, foram empregues frações da metodologia de trabalho por projeto, de forma a desenvolver nos alunos a capacidade de pensar criticamente e de resolver problemas, com a convicção de que esta aprendizagem ultrapassa o âmbito desta disciplina, para desenvolver a personalidade de cada um. Neste processo foram ainda abordadas duas unidades temáticas importantes: a cor e a imagem, visando desenvolver competências na área da pintura e da cultura visual. Metodologicamente, esta dissertação decorre de uma investigação-ação.
The theme of this investigation is the enrichment of the visual culture, in the realm of the european art history, by means of an pictoric intervention in the school environment. This teaching experiment, conducted in the Visual Education discipline, with a 8th grade class, was conducted in the context of the supervisioned practice, in the scope of the master’s degree in Teaching of Visual Arts in the ULHT, during the scolar year of 2017/2018, at the Agrupamento de Escolas de Castro Marim. Working on a peripheral geographic context, with a group of teenagers between 13 and 17 years old, of a clear cultural diversity, this action research was directed to an increase of knowledge the western art tradition, witch where not familiar to them. To the project, which consisted in the painting of the school playground benches, some fractions of the work methodology were used, in order to develop in the students the capacity of the critical thinking and problem solving, convicted that this learning experience exceeds the scope of this discipline, to develop the personality of each one of the students. In this process two important thematic units were also approached: color and image, aiming to develop skills in painting and visual culture areas. Methodologically, this dissertation stems from an action research process.
Descrição: Orientação: Inês Maria Andrade Marques
URI: http://hdl.handle.net/10437/9766
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação dorapereira meav_Comjúri.pdfDissertação de Mestrado3.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.