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Título: Preocupações parentais e preocupações de crianças com perturbação de ansiedade generalizada
Autores: Beato, Ana, orient.
Rio, Maria Nazaré Soares Brito do
Palavras-chave: MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA CLÍNICA
PARENTALIDADE
PAIS
CRIANÇAS
PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
ANSIEDADE INFANTIL
PSYCHOLOGY
CLINICAL PSYCHOLOGY
PARENTHOOD
PARENTS
CHILDREN
GENERALIZED ANXIETY DISORDER
INFANT ANXIETY
PSICOLOGIA
Data: 2018
Resumo: As perturbações de ansiedade encontram-se entre os problemas de saúde mental mais comuns na infância e adolescência, sendo a perturbação de ansiedade generalizada (PAG) uma das mais frequentes e com acentuado sofrimento na criança e interferência em vários domínios do funcionamento. Tendo os pais um papel fulcral no crescimento e ajustamento saudável dos seus filhos, importa explorar de que modo se adaptam e como percecionam a criança, assim como as suas dificuldades, uma vez que é deles que depende a tomada de decisão acerca da procura de apoio. Este estudo tem como objetivos principais: caracterizar as principais preocupações, sintomas de ansiedade e o respetivo grau de interferência em crianças com diagnóstico principal e secundário de PAG; e explorar as principais preocupações dos seus pais em relação à criança e perceção da interferência da ansiedade dos filhos. Participaram no estudo 30 crianças (9-12 anos; 53.3% do sexo feminino) com diagnóstico de PAG e os respetivos pais (66.7% mães). O estudo é exploratório, misto e transversal. Os instrumentos utilizados foram as entrevistas semiestruturadas AnxietyDisorderInterviewScheduale for Children–(ADIS-IV)para avaliar o diagnóstico e sintomatologia deansiedade nas crianças e Ansioso por saber para explorar as preocupações dos pais em relação às crianças. Os resultados mostram que a escola e a saúde dos outros são as principais fontes de preocupação das crianças com PAG.Por sua vez, aprincipal preocupação dos seus pais é a escola.Deste modo, verificou-se que que pais e crianças tendem a confluir nas preocupações em relação às questões escolares, o que pode remeter para a possível influência intergeracional de focos de preocupação e ansiedade     
Anxiety disorders are among the most common mental health problems in childhood and adolescence, with generalized anxiety disorder (PAG) being one of the most frequent and with severe suffering in the child and interference in several areas of functioning. With parents having a central role in the growth and healthy adjustment of their children, it is important to explore how they adapt and how they perceive the child, as well as their difficulties, since it is up to them to make a decision about seeking support. The main objectives of this study are to characterize the main concerns, anxiety symptoms and their degree of interference in children with primary and secondary PAG diagnosis; and explore the main concerns of their parents regarding the child. The study included 30 children (9-12 years old, 53.3% female) diagnosed with GAP and their parents (66.7% mothers). The study is exploratory, mixed and transversal. The instruments used were the semi-structured interviews Anxiety Disorder Interview Scheduale for Children - (ADIS-IV) to evaluate the diagnosis and symptom of anxiety in children and eager to know to explore the concerns of parents towards children. The results show that school and the health of others are the main sources of concern for children with PAG. In turn, the main concern of their parents is the school. Thus, it has been found that parents and children tend to converge on concerns about school issues, which may refer to the possible intergenerational influence of outbreaks of worry and anxiety
Descrição: Orientação: Ana Beato
URI: http://hdl.handle.net/10437/9560
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

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