Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/9545
Título: Profissão docente e estresse: qualidade de vida e jornada de trabalho em escolas da regional de educação do Limoeiro
Autores: Oliveira, Dolandina, orient.
Silva, Lydia Maria Gomes da
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
STRESS OCUPACIONAL
CONDIÇÕES DE TRABALHO
QUALIDADE DE VIDA
BURNOUT
EDUCATION
TEACHERS
OCCUPATIONAL STRESS
LABOUR CONDITIONS
QUALITY OF LIFE
BURNOUT
BRASIL
BRAZIL
Data: 2014
Resumo: Os problemas relacionados com a educação são complexos e numerosos. O professor está sob constante pressão, o que o leva, muitas vezes, a apresentar uma série de comprometimentos biopsicossociais que resultam num baixo nível de motivação, auto-estima e sensação de insegurança. O estresse ocupacional, ou decorrente do trabalho, vem merecendo uma maior atenção nas últimas décadas, mas não a suficiente para que os seus efeitos sejam minimizados. A supervisão pedagógica funciona como um elo entre professor e aluno, professor e gestor administrativo, professor e pais. Quanto mais o supervisor conhecer o modo particular de como atua o professor, como este analisa e fundamenta o seu fazer pedagógico, melhores condições terá para planear estratégias formativas, motivando os alunos a investir na superação de suas próprias dificuldades. Em paralelo, poderá reformular as suas práticas, adquirir novas competências e fortalecer as que já possui, contribuindo assim para um trabalho afetivo e menos estressante. Este estudo quantitativo centra-se sobre as perceções dos professores, quanto aos factores estressantes, presentes na sua jornada de trabalho. Inclui igualmente a análise dos efeitos da Sindrome de Burnout. Para a realização, recorreu-se a dez escolas jurisdicionadas a GRE – Gerência Regional de Educação – Vale do Capibaribe – Limoeiro – Pernambuco – Brasil. A base científica é a Teoria do Comportamento (Skinner), que se fundamenta nos pressupostos de que o comportamento é aquilo que pode ser objetivamente estudado e que a personalidade corresponde a um conjunto de comportamentos. A escola deve trabalhar as suas relações sociais e interpessoais, através do aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser. Desta forma, será possível promover a equidade e a cidadania, oportunizando também, ao professor, condições de trabalho digno e seguro e uma melhor qualidade de vida.
The problems related to the Education are various and complex. The teacher is constantly under pression, what it takes him, for many times, to present a number of biopsycossocial affections, which lead to low levels of motivation, self-steam and fear. Stress from work environment, or occupational stress, deserves more attention in the last decades, but not enough to minimize its effects. The supervision or pedagogical coordination works as a bond between teacher and pupil, teacher and principal, teacher and parents. The more a coordinator knows the particular ways a teacher acts, how he analyses and bases his practice, better conditions will he have to plan formative strategies that make sense to the teacher, motivating students to invest in working over his own difficulties. At the same time, he can give new meaning to conceptions and practices, also improving his (her) inspection practice, new skills and strengthening the ones he (she) already has, contributing to an affective work, less stressive. This quantitative research, about the perceptions of teachers as stress factors, in their dainty practices, was developed in ten schools to GRE – Gerência Regional de Educação – Vale do Capibaribe – Limoeiro – Pernambuco – Brasil, is based on Behaviorism studies (Skinner). It also includes the analysis of the effects of Burnout Syndrome. The school must work its social and interpersonal relationships through learning to know, to do, to live, and to be. This way, it will be possible to promote equity and citizenship, also turning possible, to the teacher, safe and dignified work conditions, and a better life condition.
Descrição: Orientação: Maria Dolandina de Madeira Neto Oliveira ; co-orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/9545
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

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