Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/9498
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro Lopes, orient.
dc.contributor.authorPortalegre, Bárbara Carvalho
dc.date.accessioned2019-04-11T18:29:31Z
dc.date.available2019-04-11T18:29:31Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/9498
dc.descriptionOrientação: Álvaro Lopes Diaspt
dc.description.abstractAo longo desta dissertação estudou-se o impacto do Revenue management e elasticidade de preço na rentabilidade de uma companhia aérea, tendo como objectivo entender o impacto que as politicas tarifárias, Marketing e a competitividade no mercado têm na rentabilidade da mesma e avaliar a diferença entre uma companhia aérea Low Cost e Legacy. Efectuou-se a pesquisa de artigos que abrangem-se o tema do estudo, com o auxílio do Google Académico, procedendo-se à avaliação, selecção e tratamento dos variados artigos. Posteriormente analisaram-se os dados obtidos, referentes ao modelo conceptual do estudo, através de estatística discretiva, correlações, testes de hipóteses e regressão linear. Constatouse que as políticas tarifárias afectam a rentabilidade de uma companhia aérea, afectando assim o seu Revenue Management. Observou-se também que o Marketing não tem influência na rentabilidade de uma companhia aérea, resultados que não vão ao encontro com a revisão de literatura do estudo. Para reforço da exactidão dos resultados obtidos, em futuros estudos sobre o tema, seria ideal um aumento da amostra. Considera-se que também é possível aplicar o modelo conceptual para o estudo de outros sectores do turismo.pt
dc.description.abstractIt was studied the impact of Revenue Management and the price elasticity in the profitability of an airline, this dissertation aims to understand the impact that tariff policies, Marketing and market competitiveness has on its profitability as well to evaluate the difference between a Low Cost and a Legacy airline. It was searched for articles that covered the subject of the study, with the help of Google Scholar, proceeding to the evaluation, selection and treatment of the various articles obtained. Later, the data was analyzed, referring to the conceptual model of the study, through descriptive statistics, correlations, hypothesis tests and linear regression. The results show that the tariff policies affect the profitability of an airline, thus affecting its Revenue Management. It was also observed that the marketing had no influence on the profitability of an airline, which doesn’t match with the literature review of the study. For the increase of the accuracy of the obtained results, in future studies on the subject, it would be ideal an increase of the sample. It’s also considered possible to apply the conceptual model for the study in other tourism sectors.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMESTRADO EM TURISMOpt
dc.subjectTURISMOpt
dc.subjectCOMPANHIAS AÉREASpt
dc.subjectVOOS LOW COSTpt
dc.subjectPOLÍTICA DE PREÇOSpt
dc.subjectMARKETINGpt
dc.subjectTOURISMen
dc.subjectAIRLINESen
dc.subjectLOW COST FLIGHTSen
dc.subjectPRICING POLICYen
dc.subjectMARKETINGen
dc.subjectREVENUE MANAGEMENTen
dc.titleRevenue management nas companhias aéreas: alteração de modelos tarifáriospt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid202212840pt
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Turismo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RM nas CA. alteração de modelos tarifários - Bárbara.Portalegre.pdfDissertação de Mestrado1.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.