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Título: Fator humano nas organizações : o impacto da felicidade na produtividade, motivação e satisfação do cliente – um estudo de caso na empresa Costa Verde
Autores: Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
Lino, Constância Chipimo
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
PRODUTIVIDADE
ESTUDOS DE CASO
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
PRODUCTIVITY
CASE STUDIES
Data: 2018
Resumo: Nos últimos anos, verifica-se que existe, por parte das empresas, um aumento das preocupações relacionadas com a felicidade no trabalho. De facto existem cada vez mais estudos que comprovam que este ativo intangível é fundamental para o sucesso da Organização, tornando-se um fator distintivo para aumentar a competitividade da mesma. Neste contexto, pretendeu-se com este estudo analisar as implicações da felicidade no valor da empresa e no indivíduo. Para tal, foram formuladas e testadas algumas hipóteses que relacionam a felicidade no trabalho com diferentes variáveis, nomeadamente a produtividade, motivação e satisfação do cliente. Cento e cinquenta e quatro colaboradores com idade compreendida entre os 18 e os 55 anos da empresa Costa Verde, responderam o inquérito sobre como a felicidade influencia na produtividade e motivação no ambiente do trabalho. Os resultados obtidos demostraram que a felicidade no trabalho influencia positivamente a produtividade e a motivação dos colaboradores. Contudo, não encontramos nenhuma relação entre a felicidade dos colaboradores e a satisfação clientes. De um modo geral esses resultados sugerem que a empresa deve apostar em medidas estratégicas como a promoção de condições para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, aumentando assim, os níveis de satisfação e bem-estar dos seus colaboradores. Investir neste tipo de estratégia resultará em maiores vantagens competitivas pra a empresa Costa Verde.
In these last years it has been verified that there is an increase of worries related to happiness at work. In fact there are more and more studies that prove that this intangible asset is fundamental to the success of the Organization, becoming a distinctive factor to increase its competitiveness. In this context, this study aimed to analyze the implications of happiness in the value of the company and the individual. For this, some hypotheses have been formulated and tested that relate happiness at work with different variables, namely productivity, motivation and client satisfaction. One hundred and fifty-four employees aged between 18 and 55 years of the company Costa Verde answered the questionnaire on how happiness influences productivity and motivation in the work environment. The results showed that happiness at work positively influences the productivity and motivation of employees. However, we found no relationship between employee happiness and customer satisfaction. In general, these results suggest that the company must invest in strategic measures such as the promotion of conditions for the balance between personal and professional life, thus increasing the levels of satisfaction and well being of its employees. Investing in this type of strategy will result in greater competitive advantages for the firm Costa Verde.
Descrição: Orientação: Carla Marisa Rebelo de Magalhães
URI: http://hdl.handle.net/10437/9429
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Mestrado em Gestão

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