Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/9395
Título: Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma : um vetor de mudança no puzzle da organização escolar
Autores: Sousa, Óscar Conceição de, orient.
Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira
Palavras-chave: DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ALUNOS
PROFESSORES
DIRETORES DE TURMA
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
SUCESSO ESCOLAR
MODELOS ORGANIZACIONAIS
EDUCATION
STUDENTS
TEACHERS
FORM TEACHERS
SCHOOL ADMINISTRATION
EDUCATIONAL GUIDANCE
SCHOOL SUCCESS
ORGANIZATIONAL MODELS
Data: 2018
Resumo: Esta investigação tem como objetivo procurar alternativas ao atual modelo organizativo das escolas públicas, quanto à coordenação e orientação educativa, que facilite a organização e a gestão da instituição Escola. É pertinente refletir sobre os docentes responsáveis pela dinâmica do grupo de alunos da turma, sobre o sistema organizacional no qual o exercício do cargo de diretor de turma se insere e estudar um novo desenho organizacional de escola que permita a este docente atuar de forma assumida no processo de ensino-aprendizagem e na formação de cidadãos. A metodologia a aplicar integra-se numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo e interpretativo. Assim, procedeu-se à seleção de oito escolas privadas, selecionadas de acordo com o seu bom posicionamento no ranking de escolas a nível nacional, para construirmos um modelo alternativo de gestão. Recolheram-se as opiniões de vinte e dois diretores de escolas/agrupamento de escolas públicas e de vinte e dois diretores de turma sobre o modelo atual de gestão e o modelo alternativo. Para ter acesso às informações dos diretores das escolas privadas foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e para recolher as opiniões dos inquiridos das escolas públicas foram elaborados questionários. Neste enquadramento, pretendeu-se saber qual o paradigma organizacional escolar que, na opinião dos inquiridos, faculta o aumento da taxa de sucesso educativo dos alunos e o sucesso da instituição.
This work aims to find other alternatives for the current public school organizational model, concerning the coordination and the educational orientation in the way it makes school management easier. It is most needed a reflection on the homeroom teacher’s role within the current organization scenario and carry on with studies on which new organizational design should help him to act committed in the learning process and citizenship development. The chosen methodology follows the qualitative model with descriptive and interpretive type. In this way, it was selected eight private schools, according to the top position in the national ranking so that an alternative management model could be built. It was also selected twenty two opinions of public school homeroom teachers as well as twenty two school principals’ who have expressed their viewpoints about the current organizational and the alternative models. To access to private school principals, semi-structured interviews were made; concerning those questioned of the public schools, it was carried out by means of inquiries, previously worked out. It was aimed, in this scenario, to know which of the school organizational paradigms, according to those who were questioned, leads to an increase of school success among students and educational institution.
Descrição: Orientação : Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/9395
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Teses de Doutoramento
Doutoramento em Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese FINAL - CLARA BOAVISTA - 14_12_2018.pdfTese de Doutoramento5.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.