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Título: O esquisso enquanto método depurador do pensamento arquitectónico : caso de estudo: escola básica / jardim-de-infância
Autores: Quintino, Guilherme Manuel Torres Leotte, orient.
Domingos, Francisco Augusto
Palavras-chave: MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA
ARQUITETURA
ESCOLAS
DESENHO
PROJETOS ARQUITETÓNICOS
JARDINS DE INFÂNCIA
ARCHITECTURE
SCHOOLS
DRAWING
ARCHITECTURE PROJECTS
NURSERY SCHOOLS
Data: 2014
Resumo: O apensamento deve ser um tirocínio continuamente perseguido invocando o alcance da Arquitectura. Nessa medida o esquisso é a forma de registo imediata do que a mente arquitecta. Concluir que é um processo parável, é incorrer numa falácia, é um processo árdego. Esquissar é um processo de sofisticação, enigmático. Torna-se visível e tangível o diálogo interior de quem comunica através do esquisso, abrindo uma via para o debate com outros intervenientes na demanda da resposta arquitectónica. Esta dissertação pretende esmiuçar o acto de esquissar. Neste caso pretende-se projectar um espaço educacional com caracter estético e funcional, que será a segunda “habitação” da criança. Uma escola do ensino básico e jardim-de-infância localizada na cidade de Lagoa – Algarve, para crianças entre os 6 e 10 anos de idade Focar uma reflexão sobre a importância do esquisso enquanto método depurador desse pensamento arquitectónico. A dissertação está estruturada em três capítulos nos quais são abordadas três fases distintas: A primeira uma abordagem teórica, seguindo-se de observação indirecta e por fim o desenvolvimento prático.
The thouht must be an apprenticeship pursued continuously invoking the scope of the architecture. To that extent the sketch is the form of immediate registration of the mind architect conclude that is a comparable process, is incurring a fallacy, is a lawless process. Sketching is a process of refinement, enigmatic. Becomes visible and tangible the inner dialogue of who communicates through the sketch, finding wat for discussion with other actors in the demand of architectural response. This dissertation intends to scrutinize the act of sketching, proposing a reflection on the importance of the sketch as a method debugger architectural thought. A school of basic education and kinder-garden located in Lagoa - Algarve, for children between 6 and 10 years of age. We intend to demonstrate that sketching is probably one of the finest methods, capable of externalizing poetic thought as a factor creator of space. This dissertation is divided into three chapters: Theoretical phase, phase of inderct observation and an practice phase
Descrição: Orientação: Guilherme Manuel Torre Leotte Quintino ; co-orientação: Isa Landeiro Sequeira
URI: http://hdl.handle.net/10437/9221
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Mestrado Integrado em Arquitetura

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