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Título: Família e escola na prevenção ao uso abusivo de drogas
Autores: Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira, orient.
Silva, Maria Edna da
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
DROGAS
PREVENÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
FAMÍLIA
ESCOLAS
EDUCATION
DRUGS
PREVENTION
SOCIAL RESPONSIBILITY
FAMILY
SCHOOLS
Data: 2014
Resumo: Tendo como objetivo analisar as potencialidades da escola e da família na prevenção do uso abusivo de drogas entre os jovens, em contexto social de risco, a pesquisa centrou-se em drogas lícitas e ilícitas, como o álcool, cigarro, maconha, cocaína e crack. O campo de pesquisa repousa em quatro Escolas públicas urbanas. Numa abordagem quantitativa aplicou-se um inquérito por questionário, envolvendo 371 estudantes, com idade entre 12 e 21 anos. O resultado apontou para o fato de que tanto família como Escola apresentam aspectos de proteção, embora os mesmos precisem ser revistos por apresentarem-se ineficazes. No caso da família, embora desenvolva atitudes que contribuem para a prevenção, há evidências significativas da instalação do problema, com alguma dependência dos adultos. Quanto à Escola, apesar da prática preventiva, no que se refere ao uso abusivo das drogas investigadas, ressalta a necessidade de uma revisão nas metodologias e práticas abordadas. Como conclusão geral, é evidente o papel determinante da família e da Escola na responsabilidade social de combate a este problema, bem como a percepção dos jovens da importância da qualificação profissional.
Aiming analyze the potential of the school and the family in the prevention of drug abuse among young people, in social context of risk, the research focused on licit and illicit drugs, such as alcohol, tobacco, marijuana, cocaine and crack. The field of research lies in four urban public schools. A quantitative approach applied a survey involving 371 students, aged between 12 and 21 years. The results pointed to the fact that both family and School present aspects of protection, although they need to be reviewed by submit if ineffective. In the case of the family, although develop attitudes that contribute to prevention, there is significant evidence of the installation of the problem, with some dependence on adults. As for the School, in spite of precautionary practice as regards drug abuse investigated, underscores the need for a review the procedures and practices addressed. As a general conclusion, it is clear the crucial role of family and school in the social responsibility of combating this problem, as well as the perception of young people of the importance of professional qualification.
Descrição: Orientação: Catarina Fernandes de Oliveira Fraga ; co-orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/9154
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Mestrado em Ciências da Educação

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