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Título: Da identidade corporativa à identidade visual corporativa: reciprocidades e incongruências
Autores: Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.
Alves, Mariana Sereno Ferreira Lobato
Palavras-chave: MESTRADO EM COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO VISUAL
IDENTIDADE
IMAGEM ORGANIZACIONAL
DESIGN GRÁFICO
IMAGEM DE MARCA
COMMUNICATION
ORGANIZATIONAL COMMUNICATION
VISUAL COMMUNICATION
IDENTITY
ORGANIZATIONAL IMAGE
GRAPHIC DESIGN
BRAND IMAGE
Data: 2018
Resumo: A Identidade Corporativa é constituída pelo conjunto de atributos que torna uma organização especial e diferenciada. A identidade é o que confere à marca uma direção e um significado. Mesmo não sendo ainda claro aos olhos de todos, a Identidade Corporativa é mais que o design gráfico, é uma realidade complexa. Deste modo, a Identidade Corporativa integra elementos como a visão, os valores, a estratégia e o propósito e reflete-se na Identidade Visual Corporativa, enquanto conjugação sistematizada do símbolo, logotipo, cores e tipografia. Este estudo pretende aferir se os elementos da Identidade Corporativa apresentam reciprocidades e incongruências com os elementos da Identidade Visual. Para este efeito foi usada uma metodologia qualitativa que consistiu na realização de uma entrevista a cinco empresas, onde foi possível recolher informação para a elaboração de um questionário, aplicado a uma amostra de cem indivíduos. Posteriormente, recorreu-se a uma metodologia quantitativa que utilizou o teste do qui-quadrado de homogeneidade, para averiguar a relação entre os elementos da Identidade Corporativa e Visual Corporativa. A Identidade Corporativa é composta por quatro elementos principais, mas apenas três estão refletidos na Identidade Visual Corporativa- visão, propósito e estratégia. As empresas em estudo não conseguem transmitir os valores. Por outro lado, a Identidade Corporativa está refletida em todos os elementos da Identidade Visual Corporativa- nome, logotipo, símbolo e tipografia-, menos nas cores onde não foi possível confirmar essa associação.
Corporate Identity is the set of attributes that makes an organization special and different. Identity is what gives to the brand a direction, a meaning. Even though it is clear to everybody's eyes, Corporate Identity is not just graphic design, it is a much more complex reality. Corporate Identity includes elements such as vision, values, strategy and purpose, and is reflected in Corporate Visual Identity, a mix of symbol, logo, colors and typography. This study aims to assess whether the elements of Corporate Identity feature reciprocity and inconsistencies with the elements of Corporate Visual Identity. We use a qualitative methodology with an interview with five restaurants, which enable to collect information for create a survey. This survey was applied to a sample of a hundred individuals. Subsequently we use a quantitative methodology to analysis by means of chisquare test of homogeneity to verify the relationship between the elements of Corporate Identity and Corporate Visual Identity. Corporate Identity is composed by four main elements, but only three are reflected in the Corporate Visual Identity - vision, purpose and strategy. The companies under study can not transmit the values. On the other hand, Corporate Identity is reflected in all elements of the Corporate Visual Identity - name, logo, symbol and typography - except in the colors where it was not possible to confirm thisassociation.
Descrição: Orientação: Marta Maria Cordeiro Lopes
URI: http://hdl.handle.net/10437/9018
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Mestrado em Comunicação nas Organizações

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