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Título: A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas EF no 2º e 3º Ciclos : as atitudes e as estratégias de gestão de conflitos
Autores: Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.
Fonseca, Gonçalo da Silva
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO DESPORTIVA
ATITUDES
GESTÃO DE CONFLITOS
ESTRATÉGIA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SPORT INCLUSION
ATTITUDES
CONFLICT MANAGEMENT
STRATEGY
Data: 2017
Resumo: O presente estudo intitula-se de “A Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Aulas de EF nos 2º e 3º Ciclos – As Atitudes e as Estratégias de Gestão de Conflitos” e tem como principal objetivo analisar comparativamente as médias entre o 2º e 3º Ciclos, no que respeita às Atitudes e às Estratégias de Gestão de Conflitos – Acomodação e Afastamento – nas turmas com e sem alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os dados da amostra foram recolhidos através da aplicação de dois questionários, “Atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (AID-EF, Leitão, 2014) e “Atitude dos alunos sobre a utilização de estratégias de Gestão de Conflitos” (EGC, Leitão, 2014), nomeadamente Acomodação e Afastamento. A amostra do estudo é constituída por 1762 alunos do 2º e 3º Ciclos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (média de 12,84 anos), de dez escolas diferentes do Distrito de Lisboa, sendo 868 dos alunos do género masculino e 894 do género feminino. Os resultados obtidos confirmam a Hipótese de Estudo nº 1, na ausência de alunos NEE nas turmas; Hipótese de Estudo nº2, na ausência de alunos NEE nas turmas; Hipótese de Estudo nº3, na presença e ausência de alunos NEE nas turmas e a Hipótese de Estudo nº4, na presença e ausência de alunos com NEE nas turmas. Por outro lado, rejeitam-se as Hipóteses n º1, na presença de alunos NEE nas turmas e a Hipótese nº 2, também nas turmas com presença de alunos com NEE. Os resultados permitem concluir que os alunos do 3º Ciclo com ausência de pares com NEE nas turmas são, em média, mais inclusivos do que os do 2º Ciclo, ainda que todos alunos apresentam, em geral, atitudes bastante inclusivas (Hipóteses nº1 e 2). Verifica-se que os alunos em geral recorrem muito às Estratégias de Afastamento e da Acomodação na gestão dos seus conflitos, em especial a esta última, que revela que não dão grande importância aos objetivos pessoais a alcançar. Constata-se ainda que os alunos do 2º Ciclo recorrem mais a estas duas Estratégias do que os alunos do 3º Ciclo.
The present study is entitled “The Inclusion of Students with Special Educational Needs in the 2nd and 3rd cycle PE Classes - Attitudes and the Conflict Management Strategies”. It attempts to be a comparative analysis between 2nd and 3rd cycles, regarding the Conflict Management Attitudes and Strategies- Accommodation and Avoidance- in classes with and without students with Special Educational Needs. The sample data were collected through the application of two surveys: “Students’ attitudes about the inclusion of their peers with deficiency” (AID-EF, Leitão, 2014) and “Students’ attitudes about the use of Conflict Management Strategies” (EGC, Leitão, 2014), namely Accommodation and Avoidance. The study’s sample consists of 1762 2nd and 3rd cycle students from ten different schools of District od Lisbon, aged between 10 and 18 years old (average of 12,84 years old), of which 868 were male and 894 female students. The obtained results respectively confirm Study’s Hypothesis nº1, with the absence of SEN students in the classes; Study’s Hypothesis nº2, with the absence of SEN students in the classes; Study’s Hypothesis nº3, with the presence and absence of SEN students in the classes and Study’s Hypothesis nº4, with the presence and absence of SEN students in the classes. In opposition, Study’s Hypothesis nº1, with the presence of SEN students in the classes and Study’s Hypothesis nº2, also with the presence of SEN students in the classes, were rejected. The results allow the conclusion that 3rd cycle students with the absence of SEN peers in the classes are, on average, more inclusive than the 2nd cycle ones, even though all students show, in general, rather inclusive attitudes. It was possible to verify that students apply Accommodation and Avoidance Strategies in the management of their conflicts, specially the last, which shows the lack of importance students give to the goals they need to achieve. Furthermore, 2nd cycle students make more use of these two Strategies than 3rd cycle students do.
Descrição: Orientação: Francisco Ramos Leitão
URI: http://hdl.handle.net/10437/8910
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Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

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