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Título: A implementação de um modelo de avaliação do desempenho de pessoas baseado em competências : o caso da AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes
Autores: Tomás, João Pedro da Cruz Fernandes, orient.
Cardoso, Rita Bidarra
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DO DESEMPENHO
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
COMPETÊNCIAS
INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL
ESTUDOS DE CASO
LEIRIA
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
PERFORMANCE MANAGEMENT
PERFORMANCE EVALUATION
SKILLS
SOCIAL WELFARE CHARITIES
CASE STUDIES
Data: 2017
Resumo: Nos dias de hoje, marcados por um contexto económico-financeiro difícil e de grande competitividade, as organizações têm sentido a necessidade de perspetivar os seus recursos humanos como um fator da maior importância para a produtividade e sucesso organizacionais. A avaliação do desempenho, enquanto ferramenta estratégica da gestão do desempenho de pessoas, surge, assim, ao serviço da própria organização. Partindo deste quadro, o presente estudo pretendeu aferir da adequação do modelo de avaliação do desempenho especificamente desenvolvido para a realidade organizacional de uma instituição particular de solidariedade social. A investigação realizada assentou na análise crítica do modelo de avaliação referido, bem como nas observações feitas in loco e nos resultados obtidos em sede de autoavaliação dos colaboradores da organização estudada, tendo sido possível concluir pela necessidade de proceder a algumas alterações ao modelo desenvolvido.
These days, marked by a difficult economic and financial context and high competitiveness, organizations have felt the need to look at their human resources as a factor of utmost importance to productivity and organizational success. Performance appraisal, as a strategic tool of performance management, thus arises at the service of the organization itself. The present study sought to assess the adequacy of the performance appraisal model, specifically developed to the reality of a Third Sector organization. The study was based on the critical analysis of the model, as well as on the observations made on the spot and on the results obtained in the self-assessment made by the employees of the studied organization. It was possible to conclude by the need to make some changes to the model itself.
Descrição: Orientação: João Pedro da Cruz Fernandes Thomaz
URI: http://hdl.handle.net/10437/8874
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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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