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Título: Como medir o retorno sobre o investimento em formação profissional? : estudo de caso
Autores: Tomás, João Pedro da Cruz Fernandes, orient.
Pinheiro, Maria Tereza
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CAPITAL HUMANO
GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ESTUDOS DE CASO
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
HUMAN CAPITAL
SKILLS MANAGEMENT
VOCATIONAL TRAINING
CASE STUDIES
Data: 2016
Resumo: Sendo de especial relevância para as organizações a racionalização de custos e a correta tomada de decisão, não só sobre os investimentos a executar como também a eficiência e eficácia da sua aplicação, é fundamental a existência de instrumentos que possibilitem abordar de forma sistematizada o processo do retorno sobre o investimento em Formação. Esta dissertação tem por objetivo determinar o processo para o cálculo do retorno do investimento em formação. Para cumprir o objetivo foi utilizada a metodologia ROITM desenvolvida por Jack J. Phillips (1970). Trata-se de um processo abrangente de medição e avaliação para ser utilizado não apenas como instrumento de diagnóstico e planeamento mas, principalmente na melhoria contínua do sistema de formação. Neste sentido, foi realizado um estudo exploratório, com abordagem de cariz qualitativa e quantitativa, acompanhada de um estudo de caso numa organização do setor empresarial do Estado. Os resultados parecem indiciar, corroborando resultados de outras investigações, que a formação mais do que um custo é sem dúvida um investimento.
It is particularly relevant for organizations to rationalize costs and the decision-making outcomes, not only on the performed investments as well as the efficiency and effectiveness of its implementation. It is essential to have tools that allow to address in a systematic way the return process obtained from investing in personnel training. This research aims to determine a protocol to calculate the return of the investment in personnel training. To fulfill this goal, the ROITM methodology developed by Jack J. Phillips (1970) has been used. This methodology is a comprehensive measurement and evaluation protocol to be used not only as a diagnostic tool, but primarily as a continuous improvement tool. In this regard, an exploratory study was conducted using a qualitative and quantitative approach, accompanied by a case study on the business sector of the Portuguese government organization. The results indicate, corroborating with previous investigations, that the personnel training more than a cost, it is undoubtedly an investment.
Descrição: Orientação: João Pedro da Cruz Fernandes Thomaz
URI: http://hdl.handle.net/10437/8871
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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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