Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/8865
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTomás, João Pedro da Cruz Fernandes, orient.
dc.contributor.authorBandeira, Arminda Maria Balão Cartas
dc.date.accessioned2018-06-18T13:56:44Z
dc.date.available2018-06-18T13:56:44Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/8865
dc.descriptionOrientação: João Pedro da Cruz Fernandes Thomazpt
dc.description.abstractEsta dissertação reflete sobre como melhorar a motivação e o entusiasmo dos formandos nas ações de Formação Profissional, considerando os processos de mentoria, relações de ajuda e flow. Foi efetuada uma caracterização e análise comparativa (benchmarking) entre Portugal e Finlândia (país de excelência a este nível), para determinar as ações de melhoria a implementar na formação em Portugal, bem como a sua adequada aplicação. Os resultados permitem afirmar que para a melhoria da qualidade e equidade da educação, a todos os níveis, é necessária uma política e estratégia claras e constantes ao longo dos anos, baseadas na reformulação dos métodos de ensino e aprendizagem para uma vertente mais prática e de investigação, vocacionada para a resolução de problemas, sempre ajustada às necessidades do mercado de trabalho. Constata-se que a utilização dos processos de mentoria, relações de ajuda e flow permitem obter uma maior motivação e entusiasmo dos formandos e o desenvolvimento da sua criatividade, inovação e empreendedorismo.pt
dc.description.abstractThis thesis reflects on how to improve the motivation and enthusiasm of trainees in vocational training actions, considering the mentoring, helping relationships and flow processes. It was done a characterization and comparative analysis (benchmarking) between Portugal and Finland (country of excellence at this level) to determine the improvement actions to be implemented in the Portuguese training system and its proper implementation. The results allow us to state that to improve the quality and equity of education, at all levels, it is necessary a clear and constant policy and strategy over the years, based on the reformulation of teaching and learning methods for a more practical research aspect, based on problem solving, always tailored to the labor market needs. It is noted that the use of mentoring, helping relationships and flow processes allow to achieve a greater students’ motivation and enthusiasm and the development of creativity, innovation and entrepreneurship.en
dc.formatapplication/pdfen
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectGESTÃOpt
dc.subjectGESTÃO DE RECURSOS HUAMNOSpt
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpt
dc.subjectBENCHMARKINGpt
dc.subjectRELAÇÃO DE AJUDApt
dc.subjectTUTORIApt
dc.subjectESTUDOS DE CASOpt
dc.subjectPORTUGALpt
dc.subjectFINLÂNDIApt
dc.subjectMANAGEMENTen
dc.subjectHUMAN RESOURCES MANAGEMENTen
dc.subjectVOCATIONAL TRAININGen
dc.subjectBENCHMARKINGen
dc.subjectHELPING RELATIONSHIPen
dc.subjectMENTORSHIPen
dc.subjectCASE STUDIESen
dc.subjectFINLANDen
dc.subjectPORTUGALpt
dc.titleMotivação e entusiasmo dos formandos nas ações de formação profissional : os processos de mentoria, relações de ajuda e flowpt
dc.typemasterThesisen
dc.identifier.tid201483530pt
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Arminda Bandeira_Dissertação_ISLA_MGRH_2016.pdfDissertação de Mestrado1.94 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.