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Título: Motivação e entusiasmo dos formandos nas ações de formação profissional : os processos de mentoria, relações de ajuda e flow
Autores: Tomás, João Pedro da Cruz Fernandes, orient.
Bandeira, Arminda Maria Balão Cartas
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUAMNOS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
BENCHMARKING
RELAÇÃO DE AJUDA
TUTORIA
ESTUDOS DE CASO
PORTUGAL
FINLÂNDIA
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
VOCATIONAL TRAINING
BENCHMARKING
HELPING RELATIONSHIP
MENTORSHIP
CASE STUDIES
FINLAND
PORTUGAL
Data: 2016
Resumo: Esta dissertação reflete sobre como melhorar a motivação e o entusiasmo dos formandos nas ações de Formação Profissional, considerando os processos de mentoria, relações de ajuda e flow. Foi efetuada uma caracterização e análise comparativa (benchmarking) entre Portugal e Finlândia (país de excelência a este nível), para determinar as ações de melhoria a implementar na formação em Portugal, bem como a sua adequada aplicação. Os resultados permitem afirmar que para a melhoria da qualidade e equidade da educação, a todos os níveis, é necessária uma política e estratégia claras e constantes ao longo dos anos, baseadas na reformulação dos métodos de ensino e aprendizagem para uma vertente mais prática e de investigação, vocacionada para a resolução de problemas, sempre ajustada às necessidades do mercado de trabalho. Constata-se que a utilização dos processos de mentoria, relações de ajuda e flow permitem obter uma maior motivação e entusiasmo dos formandos e o desenvolvimento da sua criatividade, inovação e empreendedorismo.
This thesis reflects on how to improve the motivation and enthusiasm of trainees in vocational training actions, considering the mentoring, helping relationships and flow processes. It was done a characterization and comparative analysis (benchmarking) between Portugal and Finland (country of excellence at this level) to determine the improvement actions to be implemented in the Portuguese training system and its proper implementation. The results allow us to state that to improve the quality and equity of education, at all levels, it is necessary a clear and constant policy and strategy over the years, based on the reformulation of teaching and learning methods for a more practical research aspect, based on problem solving, always tailored to the labor market needs. It is noted that the use of mentoring, helping relationships and flow processes allow to achieve a greater students’ motivation and enthusiasm and the development of creativity, innovation and entrepreneurship.
Descrição: Orientação: João Pedro da Cruz Fernandes Thomaz
URI: http://hdl.handle.net/10437/8865
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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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