Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/8706
Título: A avaliação dos impactos da formação de utilização da metodologia return on investment: uma análise comparada
Autores: Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos
Santos, Neusa
Palavras-chave: FORMAÇÃO
TRAINING
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
TRAINING EVALUATION
Data: 2018
Editora: ECEO
Resumo: Este estudo descreve um conjunto de esforços empreendidos para desenvolver medidas de avaliação da formação. São discutidos os desafios metodológicos de cada um desses níveis de avaliação e apresentados exemplos de como os problemas de análise e mensuração têm sido resolvidos. É feito um levantamento teórico do estado da arte neste domínio e são descritos os modelos mais importantes e reconhecidos de avaliação dos impactos da formação. Faz-se uma reflexão sobre a matriz metodológica da avaliação da formação e discutem-se as condições para a implementação da metodologia ROI. Os dados foram obtidos, através da aplicação de um inquérito online efetuado aos profissionais da área da formação e da gestão dos recursos humanos, que mostram a situação real da avaliação dos impactos da formação nas organizações. Os resultados mostraram que, a motivação dos supervisores e dirigentes é o principal fator no sucesso de uma formação. E que o plano de formação resulta de um diagnóstico de necessidades de formação não estando alinhado com um sistema de avaliação de desempenho. Apesar do elevado interesse em torno da metodologia ROI, o modelo de kirkpatrick é o mais utilizado pelas empresas, devido ao custo associado à implementação da metodologia ROI.
Descrição: R-LEGO
URI: http://hdl.handle.net/10437/8706
Aparece nas colecções:R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 06 (2018)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6248-265-19054-1-10-20180207 (1).pdf596.12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.