Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/8589
Título: Histórias de vida de professoras do campo : a construção de identidade profissional docente
Autores: Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
Silva, Domênica Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
HISTÓRIAS DE VIDA
PROFESSORES
ESCOLAS
MEIO RURAL
IDENTIDADE PROFISSIONAL
CULTURA
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
LIFE STORIES
TEACHERS
SCHOOLS
RURAL ENVIRONMENT
IDENTIDADE PROFISSIONAL
CASE STUDIES
BRAZIL
Data: 2017
Resumo: Este trabalho teve como tema de investigação . Histórias de vida de professoras do campo - a construção de identidade profissional docente. Tendo como caminhos percorridos para identificação do problema a ser estudado os saberes que permeiam as trajetórias de vida pessoal e profissional de professoras do campo e as indagações que perpassam por suas qualificações e formações. Bem como, sua influência na construção da identidade coletiva, apresentando através de seus discursos, suas lembranças e os caminhos feitos para a conclusão do processo de construção das identidades pessoais e profissionais. No âmbito desse contexto os objetivos tiveram como elementos contemplados na pesquisa identificar o desenvolvimento da escola do campo e sua evolução em relação às políticas educacionais, mapear e analisar a cultura escolar presente no cotidiano da escola do campo e coletar histórias de vida de professoras do campo, para a construção da identidade profissional.
This work had as a research theme the construction of professional teacher identity: stories of life stories. Having as a way to identify the problem to be studied the knowledge that permeates the personal and professional life trajectories of teachers in the field and the questions that permeate their qualifications and training. As well as their influence on the construction of community identity, presenting through their speeches, their memories and the paths made for the completion of the process of building personal and professional identities. Within this context, the objectives of the study were to identify the development of the rural school and its evolution in relation to educational policies, to map and analyze the school culture present in the daily life of the rural school and to collect life histories of rural teachers. for the construction of professional identity.
Descrição: Orientação: Maria Eduarda Margarido Pires ; co-orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida
URI: http://hdl.handle.net/10437/8589
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DOMÊNICA SILVA - final.pdfDissertação de Mestrado1.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.