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Título: Teoria da deriva dos continentes de Alfred Wegener nos manuais escolares de Ciências Naturais Portugueses
Autores: Cavadas, Bento
Franco, Dulce
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
WEGENER, ALFRED
ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
NATURAL SCIENCES EDUCATION
ENSINO BÁSICO 3º CICLO
SECONDARY EDUCATION
Data: 2010
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Relatório da Série N.º: 12
Resumo: A Teoria da Deriva dos Continentes, do alemão Alfred Wegener, revolucionou as Ciências da Terra no início do século XX. Este estudo, integrado num projecto de investigação mais vasto sobre manuais escolares, mostra como os autores de dois manuais de Ciências Naturais do 3.º Ciclo do Ensino Básico apresentaram essa teoria. Para tal, analisou-se a exploração dos argumentos usados para a validar, assim como a iconografia, as fontes de História da Ciência e as relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade utilizadas em seu suporte. A análise dos resultados mostrou que o percurso exploratório da Deriva dos Continentes foi semelhante, embora se tenham aferido algumas diferenças nas estratégias pedagógicas usadas para a explicar. Para suster a análise dos argumentos paleontológicos, paleoclimáticos, litológicos e morfológicos da Deriva dos Continentes, os autores utilizaram essencialmente ilustrações esquemáticas. O recurso à História da Ciência foi intensivo, tendo sido ainda apresentadas algumas relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade durante a exploração da teoria, num enquadramento pós-positivista da natureza da ciência.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8563
ISSN: 2183-2102
Aparece nas colecções:Entretextos (2010)

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