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dc.contributor.advisorMagalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
dc.contributor.authorRocha, Osvaldo de Matos Ferreira
dc.date.accessioned2018-02-23T15:09:00Z
dc.date.available2018-02-23T15:09:00Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/8546
dc.descriptionOrientação: Carla Marisa Rebelo Magalhãespt
dc.description.abstractA gestão de recursos humanos é um tema que ganha cada vez mais importância no seio das organizações e, por isso, tem sofrido muitas alterações ao longo dos tempos. As empresas precisam de capacidade de atração, motivação e retenção de recursos humanos para que possam garantir uma vantagem competitiva face às concorrentes. Este estudo tem como objetivo abordar o conceito da gestão dos recursos humanos e da humanização nas organizações e verificar então se estes podem ser pontos diferenciadores na competitividade das organizações no mundo empresarial. Este trabalho visa ainda o estudo da evolução da visão das organizações em relação aos seus colaboradores, a importância dada pelas mesmas no desenvolvimento comportamental e a contribuição das práticas de humanização para a identificação e o desempenho dos mesmos. Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, divulgamos um questionário pelos colaboradores da Europcar, obtendo um total de 29 respostas. Através das respostas obtidas concluímos que os trabalhadores desta organização estão satisfeitos com a mesma e com o trabalho lá desempenhado, o que poderá indicar boas práticas de gestão de recursos humanos.pt
dc.description.abstractThe management of human resources is an issue that is gaining more and more importance within organizations and, therefore, has undergone many changes over time. Companies need the ability to attract, motivate and retain human resources so that they can secure a competitive advantage over their competitors. This study aims to address the concept of human resources management and humanization in organizations and then verify if these can be differentiating in the competitiveness of organizations in the business world. The work also aims the study of the evolution of the organizations' vision regarding their employees, their importance in behavioral development and the contribution of humanization practices to their identification and performance. Adopting a quantitative methodological approach, we gave a questionnaire to Europcar employees, obtaining a total of 29 responses. Through the answers obtained we conclude that the workers of this organization are satisfied with it and with the work performed there, which may indicate good practices of human resources management.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectMESTRADO EM GESTÃOpt
dc.subjectGESTÃOpt
dc.subjectGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectRECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectESTUDOS DE CASOpt
dc.subjectMANAGEMENTen
dc.subjectHUMAN RESOURCES MANAGEMENTen
dc.subjectHUMAN RESOURCESen
dc.subjectCASE STUDIESen
dc.titleA humanização da gestão de recursos humanos nas organizações : um estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201830612
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Mestrado em Gestão

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