Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/8546
Título: A humanização da gestão de recursos humanos nas organizações : um estudo de caso
Autores: Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
Rocha, Osvaldo de Matos Ferreira
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RECURSOS HUMANOS
ESTUDOS DE CASO
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES
CASE STUDIES
Data: 2017
Resumo: A gestão de recursos humanos é um tema que ganha cada vez mais importância no seio das organizações e, por isso, tem sofrido muitas alterações ao longo dos tempos. As empresas precisam de capacidade de atração, motivação e retenção de recursos humanos para que possam garantir uma vantagem competitiva face às concorrentes. Este estudo tem como objetivo abordar o conceito da gestão dos recursos humanos e da humanização nas organizações e verificar então se estes podem ser pontos diferenciadores na competitividade das organizações no mundo empresarial. Este trabalho visa ainda o estudo da evolução da visão das organizações em relação aos seus colaboradores, a importância dada pelas mesmas no desenvolvimento comportamental e a contribuição das práticas de humanização para a identificação e o desempenho dos mesmos. Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, divulgamos um questionário pelos colaboradores da Europcar, obtendo um total de 29 respostas. Através das respostas obtidas concluímos que os trabalhadores desta organização estão satisfeitos com a mesma e com o trabalho lá desempenhado, o que poderá indicar boas práticas de gestão de recursos humanos.
The management of human resources is an issue that is gaining more and more importance within organizations and, therefore, has undergone many changes over time. Companies need the ability to attract, motivate and retain human resources so that they can secure a competitive advantage over their competitors. This study aims to address the concept of human resources management and humanization in organizations and then verify if these can be differentiating in the competitiveness of organizations in the business world. The work also aims the study of the evolution of the organizations' vision regarding their employees, their importance in behavioral development and the contribution of humanization practices to their identification and performance. Adopting a quantitative methodological approach, we gave a questionnaire to Europcar employees, obtaining a total of 29 responses. Through the answers obtained we conclude that the workers of this organization are satisfied with it and with the work performed there, which may indicate good practices of human resources management.
Descrição: Orientação: Carla Marisa Rebelo Magalhães
URI: http://hdl.handle.net/10437/8546
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Mestrado em Gestão

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