Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/8471
Título: Desenvolvendo o comportamento empreendedor na adolescência : um estudo de caso com base no Programa Junior Achievement em Belém-Pará
Autores: Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.
Oliveira, Leodiceia Ribeiro
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
EMPREENDEDORISMO
FORMAÇÃO
NEGÓCIOS
JOVENS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MANAGEMENT
ENTREPRENEURSHIP
TRAINING
BUSINESS
YOUNG PEOPLE
CASE STUDIES
BRAZIL
GESTÃO DE EMPRESAS
BUSINESS MANAGEMENT
Data: 2017
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação do conceito de empreendedorismo em uma organização sem fins lucrativos com denominação de Junior Achievement (JA), na formação de jovens empreendedores na Cidade de Belém no Estado do Pará. Para tanto, utilizou-se de metodologia de estudo de caso, onde se aplicou entrevista com os atores envolvidos no processo de formação de jovens empreendedores e análise de relatórios da JA no período de 2016, sendo a amostra estudada compreendida de 60 alunos que estão vinculados ao programa Miniempresa e pertencentes às escolas públicas e privadas conveniadas com a JA no Estado do Pará, de um total de 2.000 alunos pertencentes a todos os programas. Os dados oriundos da pesquisa de campo foram aplicados em planilhas utilizando o software Microsoft Excel e plotado em gráficos para análise. O resultado desta pesquisa mostra a eficácia da JA na formação de jovens empreendedores onde foi possível detectar que um número significativo de jovens hoje se encontram qualificados (78,3%) e motivados (68,3%) para aplicar os conceitos de empreendedorismo nos seus pequenos negócios e/ou no mercado de trabalho onde estão inseridos.
This work aims to analyze the application of the concept of entrepreneurship in a non-profit organization with the name Junior Achievement (JA), in the training of young entrepreneurs in’ the city of Belém in the State of Pará. A case study where an interview was applied with the actors involved in the training process of young entrepreneurs and JA’s analysis of reports in the periof of 2016, the sample studied being comprosed of 60 students who are linked to the Miniempresa program and belonging to public schools and private partnerships with JA in the State os Pará, out of a total of 2,000 students belonging to all programs. Data from fiel research were applied to spreadsheets using Microsoft Excel software and plotted on charts for analysis. The result of this research shows the effectiveness of JA in the training of young entrepreneurs where it was possible to detect that a significant number of young people today are qualified (78.3%) and motivated (68.3%) to apply the concepts of entrepreneurship in their small business and/or the labor market where they are inserted.
Descrição: Orientação: Felipa Cristina H. Lopes dos Reis
URI: http://hdl.handle.net/10437/8471
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Empresas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_MESTRADO_LEODICEIA_.pdfDissertação de Mestrado1.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.