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Título: A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projecto de mediação de conflitos
Autores: Costa, Elisabete Pinto da
Torrego, Juan
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Palavras-chave: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
ESCOLAS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
PORTUGAL
CONFLICT MEDIATION
INTERVENTION PROGRAMS
QUALITATIVE RESEARCH
SCHOOLS
INTERPERSONAL RELATIONSHIP
PORTUGAL
Data: 2017
Editora: CIAIQ
Citação: Costa, E. Pinto da ; Torrego, J. & Martins, A. (2017). A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projecto de mediação de conflitos. In Atas CIAIQ2017. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, Vol. I. Salamanca: CIAIQ, pp. 683-691.
Resumo: Este estudo teve por base um Projeto de Mediação de Conflitos (PMC), realizado no centro de Portugal. A análise focalizou o impacto da intervenção do projeto, nos alunos e professores que participaram ativamente no mesmo, indagando os seus efeitos e benefícios nas relações interpessoais e na convivência escolar. Na pesquisa, foi selecionada uma investigação qualitativa, que privilegiou as representações, os significados e as práticas em torno do PMC. Os resultados apontam para a eficácia do PMC, na prevenção e resolução de conflitos, assim como na promoção da sociabilização. Na opinião dos professores, o pessoal não docente foi o que menos acompanhou a dinâmica do projeto. Em contraste, é significativa a formação específica de alunos e professores, pois concorreu para o desenvolvimento de valores e princípios, essenciais à convivência colaborativa.
This study was based in a Conflict Mediation Project (CMP), carried out in the center region of Portugal. The analysis focused on the impact of the project intervention, in the students and teachers who participated actively in the projetc, investigating its effects and benefits in interpersonal relationships and in school life. In the study, a qualitative research was selected, which privileged the representations, meanings and practices about the CMP. The results point to the effectiveness of CMP in the prevention and resolution of conflicts, as well as promotion socialization. In the opinion of the teachers, the non-teaching staff was the one who least followed the dynamics of the project. In contrast, the specific training of students and teachers is significant, because it contributed to the development of values and principles, essential to collaborative coexistence.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8445
ISBN: ISBN 978-972-8914-75-2
Aparece nas colecções:IMULP - Atas de Conferências Internacionais

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