Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/8440
Título: Avaliação de um projeto de mediação de conflitos em contexto escolar
Autores: Costa, Elisabete Pinto da
Torrego, Juan
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Carrington, Margarida
Palavras-chave: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO
AVALIAÇÃO
ESCOLAS
PORTUGAL
CONFLICT MEDIATION
EVALUATION
SCHOOLS
PORTUGAL
Data: 2016
Editora: CIAIQ
Citação: Costa, E. Pinto da ; Seijo, T.; Martins, A. & Carrington, M. (2016). Avaliação de um Projeto de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. In Atas CIAIQ2016. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, Vol. I. Porto: CIAIQ, pp. 525-533
Resumo: Com este artigo pretende-se partilhar a avaliação de um projeto de mediação de conflitos aplicado numa escola de Portugal. Para o efeito foi adotado o modelo CIPP de Stufflebeam, direcionado para a tomada de decisão, tendo por base a avaliação das principais dimensões do projeto. Para o estudo recorreu-se a uma análise qualitativa de dados, recolhidos num focus group, através do Software WebQDA. Os resultados apontaram para uma avaliação globalmente positiva. Contudo, detetaram-se constrangimentos culturais, institucionais e processuais. Os resultados da avaliação contribuirão para a definição de estratégias com vista à afirmação do projeto na escola.
This article intends to share the evaluation results of a conflict mediation project developed in a portuguese school. Based on the evaluation of the project’s main dimensions, we used the decision-making oriented Stufflebeam’s CIPP model. The collected data, via focus group, was subjected to qualitative analysis with WebQDA software. The results showed a generally positive assessment. However, we detected cultural, institutional and procedural constraints. The evaluation results will contribute to define strategies, so that the project can find its place and carry on in this school.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8440
ISBN: ISBN 978-972-8914-58-5
Aparece nas colecções:IMULP - Atas de Conferências Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO_PROJETOS_MEDIAÇÃO_ESCOLAR.pdfArtigo170.96 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.