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Título: Gabinetes de mediação de conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados
Autores: Costa, Elisabete Pinto da
Torrego, Juan
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Palavras-chave: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
PRÁTICAS PROFISSIONAIS
CULTURA ORGANIZACIONAL
CONFLICT MEDIATION
PROFESSIONAL PRACTICES
ORGANIZATIONAL CULTURE
Data: 2016
Editora: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho
Citação: Costa, E. Pinto da .; Torrego, J. & Martins, A. (2016). Gabinetes de Mediação de Conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados. In A. M. C. Silva; M. L. Carvalho & L. R. Oliveira (EDS.). Sustentabilidade da mediação social: processos e práticas. CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho, pp. 107-118.
Resumo: Os gabinetes de mediação têm como finalidade auxiliar no tratamento dos conflitos que perturbam as interações, o ambiente escolar e o processo educativo. Este estudo versa sobre a dinâmica dos gabinetes de mediação numa lógica de aprendizagem e melhoria. Para o efeito, partilha-se a análise dos resultados de gabinetes de duas Escolas, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, do 2º e 3º ciclos. A amostra constituiu-se por 150 participantes, dos quais 49 mediadores (35 jovens e 14 adultos) e 101 mediados (99 jovens e 2 adultos). Recolheram-se dados através de questionários e para a sua análise recorreu-se ao método de análise quantitativa descritiva. Confirmou-se que estas estruturas criaram oportunidade para a abordagem colaborativa na resolução dos conflitos; foram aceites e reconhecidas; a elas recorreram alunos dos dois ciclos de ensino, de ambos os géneros, predominando a mediação informal no 2º ciclo; tanto diretores de turma como alunos encaminharam casos; focaram-se no tratamento de conflitos de “comunicação/ relação” e apresentaram um elevado índice de eficácia. Concluiu-se que a aprendizagem individual e organizacional, potenciada pela implementação destas estruturas, torna a Escola uma organização construtiva na gestão das relações interpessoais, contribuindo para a melhoria do ambiente socioeducativo escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8439
ISBN: ISBN 978-989-8600-53-0
Aparece nas colecções:IMULP - Capítulos de Livros Nacionais

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