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Título: Gestão de E-commerce
Autores: Costa, António Augusto Teixeira da, orient.
Motta, Roberto Lion Uchoa Lacerda
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
COMÉRCIO ELETRÓNICO
E-MARKETING
INTERNET
BUSINESS MANAGEMENT
E-COMMERCE
E-MARKETING
INTERNET
GESTÃO
MANAGEMENT
Data: 2017
Resumo: A gestão de e-commerce tem como objetivo gerir e administrar de forma adequada, operações de e-commerce ou canais de vendas via internet de produtos ou serviços. Através das diversas atividades ou rotinas de trabalho que são fundamentais para uma gestão eficaz, de forma a conduzir este modelo de negócio ou canal de vendas de forma lucrativa e com crescimento continuo. As atividades estão divididas em sete pilares principais: Administrativa, Produtos, Consumidores, Planejamento, Plataforma de Negócios, Estratégia Comercial e Marketing Online. Todas tem importância em uma operação de vendas pela internet, são etapas fundamentais para o sucesso de um negocio aonde cada uma depende da outra nos diferentes processos da gestão e de planejamento. Deixar uma de lado ou esquecer-se de cumprir de forma completa uma das atividades, diminui a potencialização dos negócios ou irá prejudicar a imagem da empresa afetando a percepção de valor do consumidor. Na gestão de e-commerce e vendas pela internet o consumidor deve fazer parte de todos os processos, bem como os pilares que sustentam o negocio de forma a agregar valor no processo de compra. Através dos tópicos descritos temos uma metodologia e modelo de gestão de e-commerce que pode ser adotado em diferentes segmentos, principalmente nas micros, pequenas e médias empresas, adequando ao seu modelo de negócio, gestão de pessoas e estrutura de atuação. O detalhamento das atividades propostas resultou em uma otimização dos recursos e esforços nas atividades exemplificadas com uma melhoria de forma geral. Nas analises de desempenho foram adotadas diversas medidas para a melhoria dos processos que ajudaram na otimização de performance do negocio. Para todos os casos devem ser seguidos passo a passo às atividades listadas envolvendo a estratégia comercial, planejamento de marketing, além do envolvimento de setores como televendas, análise de credito, logistica, estoque e etc. Este modelo foi utilizado nos exemplos de cases citados representaram resultados positivos para as empresas nas quais foram desenvolvidas, principalmente no aumento de faturamento, aumento de visitas e base de clientes.
The management of e-commerce aims to manage and administrate properly, an e-commerce or internet sales channels transactions for products or services. Through the various activities or work routines that are fundamental to an effective management in order to drive this business model or channel sales profitably and with continued growth. The activities are divided in seven main areas: Administrative, Products, Consumers, Planning, Business Platform, Business Strategy and Online Marketing. All of them have fundamental importance in an operation of Internet Sales. They are key steps to success of a business and depends on each other in the different processes of management. Leave one side or forgetting to fulfill a complete activity, can lower the enhancement of business or harm the company's image affects in the perceived consumer value. In the management of e-commerce and internet sales the consumer should be part of all processes and pillars that support the business in order to add value in the buying process. Through the topics described a methodology of e-commerce management model can be adopted in different segments, especially in micro, small and medium enterprises, adapting to the business model, people management and operations structure. The details of the proposed activities resulted in an optimization of resources and efforts on activities exemplified with an improvement in general. The performance analysis were adopted several measures to improve the processes that helped the business performance optimization. All cases must be followed step by step the activities listed involving the commercial strategy, marketing planning, in addition to involvement in sectors such as telesales, credit analysis, logistics, inventory, etc. This model was used in the cases cited examples that represented positive results for companies mainly on increasing revenues, increased visits and customer base.
Descrição: Orientação: António Augusto Teixeira da Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/8399
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Empresas

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