Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/8311
Título: O nordestino no cinema: a construção de identidades e a mediação de saberes a partir de filmes
Autores: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro, orient.
Silva, Deleon Souto Freitas da
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CINEMA
RECURSOS EDUCATIVOS
IDENTIDADE SOCIAL
PEDAGOGIA
AUDIOVISUAL
EDUCATION
CINEMA
EDUCATIONAL RESOURCES
SOCIAL IDENTITY
PEDAGOGY
AUDIOVISUAL
Data: 2017
Resumo: Muito mais que mero entretenimento, no cinema encontramos riquezas potenciais inerentes ao processo do ensino-aprendizagem. Desse modo, a presente pesquisa teve o objetivo de investigar as contribuições do cinema na construção de identidade e na mediação de saberes, problematizando e refletindo a utilização de filmes enquanto ferramentas educativas. Para apoiar teoricamente, buscou-se a contribuição de Bardin (1977), Duarte (2002), Freire (1987, 1992 e 2005), Hall (2006), Morin (2001) e Vygotsky (1989), entre outros referenciados no corpo desta dissertação. A metodologia tratou de uma pesquisa qualitativa, que propôs apresentar como os professores participantes buscam estabelecer um diálogo entre a possibilidade didática do cinema e suas dimensões sociais na produção de conhecimentos. Foram convidados 37 professores do ensino fundamental (6º ao 9º ano) que, através de questionário online, dispuseram suas percepções sobre a relação estabelecida entre o cinema e a educação. Por fim, os resultados desta pesquisa apontam que, mesmo sem o auxílio de metodologias direcionadas, os professores fazem a utilização dos filmes na escola e apostam em suas relações na contribuição da formação de identidades sociais.
More than mere entertainment, in the movies we find potential riches inherent in the teaching-learning process. Thus, the present research had the objective of researching the contributions of cinema in the construction of identity and mediation of knowledge, problematizing and reflecting the use of films as educational tools. To support theoretically, we seek the contribution of Bardin (1977), Duarte (2002), Freire (1987, 1992 e 2005), Hall (2006), Morin (2001) and Vygotsky (1989), among others referenced in the body of this dissertation. The methodology was based on a qualitative research, which proposed the participating teachers seek to establish a dialogue between the didactic possibility of cinema and its social dimensions in the production of knowledge. Thirty seven teachers from elementary school final series were invited through an online questionnaire to present their perceptions about the relationship established between cinema and education. Finally, the results of this research point out that, even without the use of directed methodologies, teachers make use of the films in school and bet on their relationships in the contribution of the formation of social identities.
Descrição: Orientação: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita ; co-orientação: Dulce Maria Franco
URI: http://hdl.handle.net/10437/8311
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Deleon_ FINAL_03mai.pdfDissertação de Mestrado1.66 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.