Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/8226
Título: Análise do cluster do calçado em Portugal: competitividade e internacionalização
Autores: Sarmento, Eduardo Morais
Loureiro, Sandra Maria Correia
Espírito Santo, Rodrigo do
Palavras-chave: COMPETITIVIDADE
INDÚSTRIA DO CALÇADO
MARKETING
RESILIÊNCIA
ESTRATÉGIA
COMPETITIVENESS
FOOTWEAR INDUSTRY
MARKETING
RESILIENCE
STRATEGY
Data: 2017
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: Este artigo pretende analisar uma das áreas de actividade económica mais competitivas de Portugal: o cluster do calçado. Embora ao longo dos últimos anos a economia portuguesa tenha sido afectada por diversas perturbações económicas, a indústria do calçado conseguiu manter-se como uma actividade competitiva e resiliente que apostou na inovação e no aprimoramento de processos e política de comunicação eficaz como estratégia principal de sobrevivência num mercado caracterizado pela enorme competitividade e exigência. Neste contexto, este artigo tem como principal objectivo analisar criticamente a evolução deste sector e verificar os principais desafios. Em termos metodológicos, foram feitas duas entrevistas em profundidade aos responsáveis pelo APUCCAPS além de uma análise qualitativa com base nos documentos disponíveis. Verificou-se que o cluster do calçado se depara com desafios significativos, mas independentemente desse facto, tem-se modernizado e adaptado a novas conjunturas com bastante sucesso.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8226
ISSN: 2183-5845
Aparece nas colecções:R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 05 (2017)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5898-265-18441-1-10-20170530.pdf940.8 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.