Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/8224
Título: Impacto dos fatores motivacionais no desempenho dos colaboradores e docentes : estudo de caso na Uni-Mindelo
Autores: Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos
Santos, Letícia
Palavras-chave: MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
ESTUDOS DE CASO
PROFESSIONAL MOTIVATION
CASE STUDIES
Data: 2017
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: A motivação no trabalho tem sido um tema de investigação cada vez mais relevante pela sua importância na cultura organizacional. As investigações revelam que níveis de motivação baixos refletem diversas formas de custos para a organização. Por outro lado, níveis de motivação altos traduzem-se em satisfação no trabalho, produtividade e melhoria da qualidade dos produtos e serviços. Tendo em conta a influência de fatores internos e externos na motivação no trabalho, este estudo tem como objetivo compreender o impacto dos fatores motivacionais dos colaboradores e dos docentes no sucesso da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), em Cabo Verde. Para este estudo de caso de caráter exploratório, foi realizado um inquérito por questionário no qual participaram 81 colaboradores e docentes. Para a análise de resultados foram quantificados os dois tipos de motivação e comparados. Os resultados demonstram que os fatores motivacionais dos inquiridos são semelhantes e encontram-se em níveis satisfatórios na sua maioria, o que reforça a ideia de que nem todos os problemas de desempenho que ocorrem nas organizações são causados por baixa motivação. Neste caso, o sucesso da Universidade pode passar pela criação de um corpo docente próprio, pela criação de parcerias com as empresas e com a construção de infraestruturas que tornem a atividade académica agradável.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8224
ISSN: 2183-5845
Aparece nas colecções:R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 05 (2017)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5896-265-18439-1-10-20170530.pdf223.55 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.