Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/8050
Título: Contribuições dos anos 1970 à contabilidade socioambiental e reflexões para pesquisas futuras: um survey com pesquisadores brasileiros
Autores: Angotti, Marcello
Ferreira, Aracéli Cristina De S.
Palavras-chave: RESPONSABILIDADE SOCIAL
SOCIAL RESPONSIBILITY
SUSTENTABILIDADE
SUSTAINABILITY
CONTABILIDADE
ACCOUNTING
Data: 2017
Editora: CIGEST
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os primeiros trabalhos da Contabilidade Socioambiental, além de verificar o posicionamento dos autores brasileiros quanto às origens, reflexões e direcionamentos propostos para a pesquisa nessa área. Verificou-se que essas pesquisas iniciais concentraram-se nos anos 1970, considerando as consequências sociais e efeitos econômicos não retratados nas transações comerciais, envolvendo tanto a Contabilidade Financeira como Gerencial. Parte dos respondentes, que possuem mais experiência e proximidade com o campo, reconhece a década de 70 como a vertente inicial. A outra parcela, com a maior parte dos respondentes, associa a origem da CSA aos anos 1990. Quanto às reflexões para o futuro das pesquisas na área, foram propostas: a discussão de medidas mais adequadas para o reconhecimento, mensuração e divulgação dos aspectos socioambientais; desenvolvimento de estudos qualitativos interdisciplinares; e ampliação de estudos de caso, com aplicação das proposições teóricas da CSA.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8050
ISSN: ISSN 1647-1989
Aparece nas colecções:IBER : International Business and Economics Review : Revista Internacional de Gestão e Comunicação, nº 8 (2017)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IBER2017_8.Marcelo_Angoti_Aracéli_Ferreira.pdf339.54 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.