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Título: Conhecimentos dos alunos em Educação Física: Um estudo quasi-experimental com intervenção
Autores: Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
Luís, Tiago Gouveia
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTILOS DE VIDA
ATIVIDADE FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
LIFESTYLES
PHYSICAL ACTIVITY
Data: 2016
Resumo: O decréscimo de Atividade Física (AF) e os poucos conhecimentos adquiridos em Educação Física (EF) apresentados pela população escolar devem ser encarados como uma atual e alarmante preocupação para o futuro. O objetivo do estudo foi analisar os conhecimentos dos alunos do secundário relativamente à Educação Física relacionada com a saúde e avaliar o efeito de uma sessão de ensino teórico sobre o seu nível de conhecimento, designadamente as recomendações para a prática de AF. Participaram no estudo 72 alunos (Masculino=30, Feminino=42) de uma escola secundária. Os alunos foram divididos em dois grupos: o G1, para efeitos de estudo, foi definido como o Grupo de Controlo (GC) e o G2 como Grupo de Intervenção (GI). Num primeiro momento, foi aplicado aos dois grupos um questionário de avaliação de conhecimentos. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos. O GI foi submetido a uma intervenção teórica onde foram abordados conteúdos relacionando a aptidão física e a saúde e identificados os fatores associados a um estilo de vida saudável. Uma semana após a intervenção foi aplicado o questionário de avaliação de conhecimentos a ambos os grupos. Três semanas após a intervenção foi aplicado novamente o questionário apenas ao GI com o intuito de avaliar a retenção dos conhecimentos adquiridos. Os alunos do GI registaram uma evolução positiva nos seus conhecimentos registando-se uma maior percentagem de respostas corretas nas recomendações de AF quanto à intensidade, duração e tempo, benefícios da AF e perigos associados à inatividade física. Os alunos do GC mantiveram ao longo do estudo os mesmos conhecimentos. Os resultados deste estudo enfatizam a necessidade dos Professores de Educação Física utilizarem nas aulas estratégias que promovam, junto dos alunos, os conhecimentos que lhes permitam adotar, de forma consciente, um estilo de vida ativo e saudável ao longo da vida.
The decrease in Physical Activity (AF) and the little knowledge acquired in Physical Education (PE) presented by the school population should be viewed as a current and alarming concern for the future. The objective of the study was to analyze the knowledge of the secondary students regarding Physical Education related to health and to evaluate the effect of a theoretical teaching session on their level of knowledge, namely the recommendations for the practice of PA. The study involved 72 students (Male = 30, Female = 42) from a secondary school. The students were divided in two groups: G1, for study purposes, was defined as the Control Group (CG) and G2 as the Intervention Group (GI). At first, a knowledge assessment questionnaire was applied to both groups. There were no statistically significant differences between the two groups. The GI was submitted to a theoretical intervention in which contents related to physical fitness and health were addressed and the factors associated with a healthy lifestyle were identified. One week after the intervention, the knowledge assessment questionnaire was applied to both groups. Three weeks after the intervention, the questionnaire was applied again only to the GI in order to evaluate the retention of the acquired knowledge. GI students had a positive evolution in their knowledge, with a higher percentage of correct answers in FA recommendations regarding intensity, duration and time, FA benefits, and hazards associated with physical inactivity. The students of the GC kept the same knowledge throughout the study. The results of this study emphasize the need for Physical Education Teachers to use, in their classes, strategies that promote knowledge among students and enable them to consciously adopt an active and healthy lifestyle throughout their lives.
Descrição: Orientação: Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/8025
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

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