Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/7844
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação por professores de língua portuguesa da rede estadual de ensino em EXU-PE
Autores: Oliveira, Gislene Farias de, orient.
Sousa, Edilândia Carvalho de
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ENSINO
LÍNGUA PORTUGUESA
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHING
PORTUGUESE LANGUAGE
CASE STUDIES
BRAZIL
Data: 2017
Resumo: Os cenários educacionais foram modificados pelas Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC), importantes para a construção do cidadão planetário e para elevar a qualidade que se almeja na educação brasileira, no contexto da Sociedade de Informação que vivemos. Esta dissertação analisou o uso das TIC pelos professores de Língua Portuguesa na realidade de quatro escolas públicas do ensino médio, na rede estadual de ensino, do interior de Pernambuco – Brasil. Para obtenção dos objetivos pretendidos neste estudo foi elaborado um questionário, como instrumento principal no processo de recolha de dados, e que foi direcionado aos professores de Língua Portuguesa. Neste estudo discutiu as TIC no fazer pedagógicos dos professores de Língua Portuguesa e verificou que as ferramentas fazem parte de suas aulas. Aos poucos estão sendo integradas em suas práticas. São reconhecidas como possibilidades de novas práticas educativas de ensino. Porém, ainda estão presos ao pragmatismo tradicional do velho ensino.
Educational scenarios were modified by the Information Technologies and Communications (TIC), important for the construction of planetary citizen and to raise the quality you crave in Brazilian education, in the context of the information society we live in. This dissertation examined the use of TIC by teachers of Portuguese in reality four public high schools in the state education system, in the interior of Pernambuco – Brazil. To obtainment the objectives sought in this study a questionnaire was developed as the main instrument in the data collection process, and it was addressed to teachers of Portuguese. In this study discussed TIC in teaching to teachers of Portuguese Language and verified that the tools are part of their classes. Are slowly being integrated into their practices. Are recognized as educational possibilities of new teaching practices. However, are still stuck to the traditional pragmatism of the old school.
Descrição: Orientação: Gislene Farias Oliveira ; co-orientação: Dulce Maria Franco
URI: http://hdl.handle.net/10437/7844
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Edilandia c de sousa ...revisão final_27janeiro (1).pdfDissertação de Mestrado1.69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.