Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/7843
Título: Liderança e gestão: o papel dos directores de turma numa escola angolana do primeiro ciclo de ensino
Autores: Duarte, José Bernardino, orient.
Pedro, Loide Luzolo Benedito
Palavras-chave: MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LIDERANÇA
GESTÃO
DIRETORES DE TURMA
ESCOLAS
SUCESSO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
ANGOLA
EDUCATION
LEADERSHIP
MANAGEMENT
FORM TEACHERS
SCHOOLS
SCHOOL SUCCESS
CASE STUDIES
ANGOLA
Data: 2016
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a liderança e gestão de uma escola sob o ponto de vista dos diretores de turma, questionando estes acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos. O sucesso escolar dos alunos tem sido uma temática amplamente discutida e está longe de reunir consensos, o que tem conduzido a sucessivas abordagens do tema. O sucesso escolar dos alunos depende de inúmeros fatores que vão além da própria iniciativa dos alunos. A motivação do seu desempenho é influenciada por fatores externos, sendo a liderança e a gestão dois deles. Assim, os diretores de turma, assumindo um papel de líderes e gestores intermédios no sistema escolar, desempenham um papel determinante nesta temática. O que se pretende indagar é, essencialmente, o que pensam os diretores de turma acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos, que iniciativas tomam na senda dessa promoção, quais as boas práticas promotoras do sucesso escolar e que vertentes devem ser melhoradas.
The present study aims to exam the leadership and management of a school from the point of view of the class directors, questioning them about how they ensure that students become successful. Ensuring successfulness of students has been a topical issue for some time without any consensus being reached. These has led to the development of successive approaches to the subject. Successful performance of students depends on numerous factors that go beyond the students' own initiative. The motivation of student performance is influenced by external factors, inter alia leadership and the management. Thus, the class directors, assuming a role of leaders and managers in the school system, play a decisive role in this theme. What we want to enquire is essentially what the class directors think about promoting success performance of students in schools, what initiatives are undertaken with regards to the promotion of good practices and areas that require improvement.
Descrição: Orientação: José Bernardino Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/7843
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LOIDE PEDRO COM JÚRI.pdfDissertação de Mestrado1.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.