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Título: A inclusão nas aulas de educação física : a relação da competição e da cooperação com as crenças de controlo
Autores: Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.
Horta, Mafalda Reis
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
COOPERAÇÃO
ATITUDES
ENSINO BÁSICO 3º CICLO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
COOPERATION
ATTITUDES
SECONDARY EDUCATION
Data: 2016
Resumo: A sociedade atual carateriza-se pela mudança, complexidade e diversidade cultural. Contemporaneamente assiste-se cada vez mais à passagem das responsabilidades educativas da comunidade para a escola, assumindo esta, um papel preponderante na formação dos nossos jovens. A presente investigação tem como título “A inclusão nas aulas de Educação Física – A Relação da Competição e da Cooperação com as crenças de controlo”, e tem como objetivo relacionar e analisar as crenças de controlo interno e externo com as dimensões da cooperação, objetivos, relações e competição e objetivos, relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física do 3º ciclo. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito que engloba dois questionários, um referente “as atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência” e o outro referente às “Estratégias de competição e cooperação”, os questionários têm duas versões sendo uma entregue a turmas que incluem alunos com necessidades educativas especiais e a outra para turmas que não incluem alunos com necessidades educativas especiais. Ambos utilizam uma escola de Likert de seis parâmetros de «1» a «6». A amostra é constituída por 1358 alunos do 3º ciclo, distribuídos por várias escolas em Portugal. A média de idades situa-se nos 13 anos (±1,59), sendo que 52% são do género masculino e 48% do género feminino. Para o tratamento estatístico foi utilizado o programa SPSS. Os resultados obtidos confirmam uma correlação nas hipóteses nº1 (correlação entre as crenças de controlo internas e as dimensões de cooperação, objetivos e relações) e nº2 (correlação entre as crenças de controlo externas e as dimensões de cooperação, objetivos e relações). Relativamente às hipóteses nº3 (correlação entre as crenças de controlo internas e as dimensões de competição e objetivos) e nº4 (correlação entre as crenças de controlo externas e as dimensões de competição e objetivos) não se encontram correlações estatisticamente significativas. Considera-se que os alunos demonstram uma atitude favorável perante a inclusão dos seus pares com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física, tendo a capacidade de ajustar os seus comportamentos em prol do processo de ensino inclusivo, valorizando o desenvolvimento de vínculos de interdependência positiva entre estes nas aulas. Palavras-Chave: Deficiência, Necessidades Educativas Especiais, Inclusão, Cooperação, Atitudes, Educação Física e Atitudes
Current society is characterized by change, complexity and cultural diversity. Contemporaneously are seeing more and more the transition from the educational responsibilities of the community to the school, assuming this, a preponderant role in the formation of our youth. The present research is entitled "Inclusion in Classes of Physical Education - The Relationship of Competition and Cooperation with Control Beliefs", and aims to relate and analyze the beliefs of internal and external control with the dimensions of cooperation, objectives, Relationships and competition and objectives, regarding the inclusion of students with special educational needs in Physical Education classes of the 3rd cycle. The data collection was carried out through a survey that includes two questionnaires, one referring to "the students' attitudes towards the inclusion of their peers with disabilities" and the other referring to "Strategies of competition and cooperation", the questionnaires have two versions being One delivered to classes that include students with special educational needs and the other to classes that do not include students with special educational needs. Both use a Likert school with six parameters from '1' to '6'. The sample consists of 1358 students of the third cycle, distributed by several schools in Portugal. The mean age is 13 years (± 1.59), with 52% being male and 48% female. For the statistical treatment the SPSS program was used. The results confirm a correlation between hypotheses nº1 (correlation between internal control beliefs and dimensions of cooperation, objectives and relations) and nº2 (correlation between external control beliefs and dimensions of cooperation, objectives and relations). In relation to the hypotheses nº3 (correlation between the internal control beliefs and the dimensions of competition and objectives) and nº4 (correlation between external control beliefs and the dimensions of competition and objectives) there are no statistically significant correlations. It is considered that the students demonstrate a favorable attitude towards the inclusion of their peers with special educational needs in Physical Education classes, having the capacity to adjust their behaviors in favor of the process of inclusive education, valuing the development of bonds of positive interdependence among them in class.
Descrição: Orientação: Francisco Alberto Ramos Leitão
URI: http://hdl.handle.net/10437/7827
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Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

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