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Título: Fatores intrínsecos e extrínsecos relacionados à satisfação/insatisfação com o trabalho: um estudo de caso dos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo de Santa Catarina - Brasil
Autores: Costa, António Augusto Teixeira da, orient.
Rosa, Priscila
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
ESTUDOS DE CASO
TRABALHADORES
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
FUNÇÃO PÚBLICA
BRASIL
BUSINESS MANAGEMENT
CASE STUDIES
WORKERS
PROFESSIONAL SATISFACTION
PUBLIC SERVICES
BRAZIL
GESTÃO
MANAGEMENT
Data: 2016
Resumo: O principal objetivo desta pequisa é avaliar a satisfação com o trabalho de servidores públicos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo de Santa Catarina, lotados no Centro Administrativo do Governo na cidade de Florianópolis/SC, Brasil. Trata-se de um estudo de caso formal de natureza quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados através de questionário adaptado do modelo proposto por Hackman e Oldham (1975), o Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa. O questionário tem como objetivo medir o grau de satisfação com o trabalho de acordo com seus determinantes intrínsecos ou principais dimensões da tarefa - variedade de habilidade, identidade com a tarefa, significado da tarefa, autonomia, feedback intrínseco, feedback extrínseco e inter-relacionamento - e seus determinantes extrínsecos ou dimensões de contexto – segurança, compensação, ambiente social, supervisão e possibilidades de crescimento. Por fim, uma questão aberta para os servidores levantar fatores de satisfação ou insatisfação não contemplados pelo questionário fechado. Algumas questões sócio-demográficas foram feitas, com o intuito de caracterizar a amostra. O nível de satisfação foi medido com a escala tipo Likert com sete dimensões que variavam do totalmente insatisfeito (=1) ao totalmente satisfeito (=7). A análise e tabulação dos dados coletados foi feito pela autora da pesquisa, com o auxílio do Microsoft Excel 2010, através de fórmulas e tabelas desenhados pela própria autora. Os resultados apresentados demonstram que os servidores públicos da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina estão de maneira geral satisfeitos com seus trabalhos, porém esse índice varia bastante de acordo com o vínculo funcional, o que leva a conclusão de que apesar das condições de trabalho serem as mesmas, alguns fatores geram mais ou menos Satisfação.
The main objective of this research is to evaluate the job satisfaction of state public servers of the State Department of Finance of the Government of Santa Catarina, crowded in Government Administrative Center in Florianópolis / SC, Brazil. This is a formal quantitative and qualitative study case. Data were colected through a questionnaire adapted from the model proposed by Hackman and Oldham (1975), the Model Dimensions Basic Task. The questionnaire aims to measure the degree of job satisfaction according to their intrinsic determinants or dimensions of the main task - skill variety, task identity with, task significance, autonomy, feedback intrinsic, extrinsic feedback and interrelation - and its determinants extrinsic or contextual dimensions - security, compensation, social environment, supervision and opportunities for growth. Finally, a open question to the servers to relate satisfaction or dissatisfaction factors not covered by the questionnaire enclosed. Some demographic questions were asked, in order to characterize the sample. The level of satisfaction was measured with a Likert scale with seven dimensions ranging from completely dissatisfied (= 1) to completely satisfied (= 7). The tabulation and analysis of the collected data was done by the author of the research, with the help of Microsoft Excel 2010, using formulas and tables designed by the author. The results show that the public employees of the State Department of Finance of the Government of Santa Catarina are generally satisfied with their jobs, but this figure varies greatly according to the functional link, which leads to the conclusion that despite the working conditions are the same, some factors generate more or less satisfaction.
Descrição: Orientação: António Augusto Teixeira da Costa.
URI: http://hdl.handle.net/10437/7601
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Mestrado em Gestão de Empresas

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