Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/7544
Título: Mapeamento dos fatores de risco à saúde dos docentes de uma escola pública em Bélem do Pará, Brasil : um olhar sobre os fatores de risco psicológicos no trabalho
Autores: Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
Almeida, Walder Rezende de
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
ESCOLAS PÚBLICAS
SAÚDE
TRABALHO
FATORES DE RISCO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
PARÁ
EDUCATION
STATE SCHOOLS
TEACHERS
HEALTH
LABOUR
RISK FACTORS
CASE STUDIES
BRAZIL
PARÁ
Data: 2016
Resumo: O estudo tem como objetivo mapear os fatores de risco psicologicos presentes no ambiente de trabalho escolar dos docentes de uma escola pública de ensino fundamental e médio, na cidade de Belém, capital do estado do Pará, Brasil. A pesquisa abrangeu 64,3% dos docentes (35 docentes) disponíveis para a mesma. O estudo demosntra que o fator de risco psicológico que mais aparece com muita itensidade é a segurança, presente nos cinco grupos de docentes estudados, tendo atingido 100% no grupo do ensino fundamental I (1º ao 3º ano). O grupo do ensino fundamental I (1º ao 3º ano), juntamente com o grupo do ensino fundamental II da tarde (6º ao 9º ano), são os que mais fatores de risco psicológicos apresentam com muita intensidade superior a 50%, apresentando seis fatores de risco cada, entre eles, destacamos: segurança; atenção; condições de trabalho; e responsabilidade. O grupo do ensino fundamental II da tarde (6º ao 9º ano), por sua vez, é também o grupo que apresenta a maior quantidade de fatores de risco psicológicos encontra no geral (10 fatores).
The study aims to map the psychological risk factors present in the school work environment of teachers of elementary and high school public school in the city of Belém- State Pará, Country Brazil. The survey covered 64.3% of teachers (35 teachers) available to it. The study shows that psychological risk factor that appears very itensidade is security present in the five groups studied teachers, reaching 100% in the elementary school group (1st to 3rd year). The elementary school group (1 to 3 years), together with the group of elementary school afternoon II (6th to 9th grade), are the most psychological risk factors present with a lot of intensity greater than 50%, with six factors risk each, among them include: safety; attention; work conditions; and responsibility. The group of elementary school afternoon II (6th to 9th grade), in turn, is also the group that has the highest amount of psychological risk factors found in general (10 factors).
Descrição: Orientação: Maria Eduarda Margarido Pires ; co-orientação: Ricardo Figueiredo Pinto
URI: http://hdl.handle.net/10437/7544
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ Walder de Almeida.pdf1.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.