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Título: Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo
Autores: Cavaco, Nora, orient.
Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
AUTISMO
AUTISM
INCLUSÃO ESCOLAR
SCHOOL INCLUSION
Data: 2014
Resumo: O Autismo é classificado pelo DSM-IV-TR (Associação Psiquiátrica Americana APA, 2002), como um transtorno de desenvolvimento que se carateriza pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação e pela presença de um reportório marcadamente restrito de atividades e interesses. A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um distúrbio do desenvolvimento humano que se encontra em estudo há muitos anos mas, sobre o qual, existem muitas divergências e dúvidas, ainda não esclarecidas. É uma disfunção no desenvolvimento cerebral devido a alterações em algumas estruturas e funções cerebrais, de anatomia e química do cérebro, que tem origem na infância e persiste ao longo de toda a vida. A PEA está associada a várias patologias que agravam o quadro existente. As mais relevantes e que determinam, negativamente, o futuro nível de funcionalidade do sujeito. A educação inclusiva é um dos grandes desafios da educação, uma vez que impõe à escola a responsabilidade de não excluir, mas sim incluir e educar a diversidade, dos seus públicos, numa perspetiva de sucesso de todos e de cada um, independentemente da sua cor, raça, cultura, religião e deficiência. Uma escola verdadeiramente inclusiva é aquela que tem por finalidade adaptar a sua organização e funcionamento pedagógico à diversidade dos estilos de aprendizagem de todos os alunos Este estudo é baseado num aluno de 6º ano de escolaridade, com diagnóstico de PEA desde os 3 anos de idade e tem como objetivo analisar, sumariamente, o autismo e a inclusão, bem como encontrar estratégias a implementar para a inclusão de uma criança, com PEA, no 2º ciclo de uma escola de ensino regular.
Descrição: Orientação: Nora Cavaco
URI: http://hdl.handle.net/10437/7500
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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