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Título: A gestão do comercio ambulante no município de Belém do Pará
Autores: Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.
Costa, Solangelo Fonseca da
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO PÚBLICA
COMÉRCIO
COMERCIANTES
BRASIL
PARÁ
MANAGEMENT
PUBLIC MANAGEMENT
COMMERCE
MERCHANTS
BRAZIL
PARÁ
GESTÃO DE EMPRESAS
BUSINESS MANAGEMENT
Data: 2016
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar de que forma é feita a gestão do comércio ambulante no complexo da Praça da República na ótica dos comerciantes do complexo e como objetivos específicos verificar o perfil dos comerciantes em relação ao gênero, faixa etária, número de empregados, tempo de trabalho na praça e produtos comercializados, e identificar os pontos positivos e negativos do comércio ambulante por parte da Prefeitura Municipal de Belém. O estudo foi do tipo exploratório e descritivo, a população foi de 696 comerciantes e a amostra foi de 185 comerciantes. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista utilizando-se um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Observou-se como principais resultados 51% dos comerciantes é do gênero feminino, 72% dos entrevistados estão na faixa etária entre 20 a 55 anos de idade, o comércio emprega diretamente 2 a 10 empregos (21%). 20% dos produtos comercializados não são produtos pensados inicialmente para serem comercializados. Várias são as queixas dos comerciantes sobre a atuação da PMB que vão desde a falta de segurança a falta de uma efetiva fiscalização. Conclui-se que o comércio ambulante investigado é de suma importância para o município de Belém em relação a vários aspectos como para o turismo local, porém requer também que a prefeitura local faça uma ampla avaliação da gestão deste comércio visando um melhor atendimento ao público frequentador do complexo e uma melhor qualidade de trabalho dos comerciantes.
This study aimed to analyze how is made the management of street vendors in the Republic Square complex in the view of the complex merchants and aimed at verifying the profile of traders in relation to gender, age, number of employees, working time in the square and marketed products, and identify the strengths and weaknesses of street vendors by the City of Bethlehem. the study was exploratory and descriptive, the population was 696 traders and the sample was 185 merchants. Data collection was done through interviews using a questionnaire containing open and closed questions. It was observed as main results 51% of traders are female, 72% of respondents are aged between 20-55 years of age, trade directly employs 2 to 10 jobs (21%). 20% of marketed products are not initially thought to be marketed. There are several complaints from traders about the performance of PMB ranging from the lack of security the lack of effective supervision. It is concluded that the investigated itinerant trade is of paramount importance for the city of Bethlehem in relation to various aspects as well as local tourism, but also requires that the local government make a comprehensive assessment of the management of this trade to provide a better service to the public goer the complex and a better quality of work of traders
Descrição: Orientação : Ricardo Figueiredo Pinto
URI: http://hdl.handle.net/10437/7415
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Mestrado em Gestão de Empresas

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