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Título: Pensamento criativo e crítico no Desenvolvimento de Produto : uma intervenção didática baseada no Design Thinking
Autores: Clemente, Violeta
Tschimmel, Katja
Vieira, Rui
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
ENSINO SUPERIOR
HIGHER EDUCATION
APTIDÕES
APTITUDES
COGNIÇÃO
COGNITION
DESIGN THINKING
Data: 2016
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: O trabalho apresentado relata um estudo de caso acerca da aplicação do modelo de Design Thinking E62 no desenvolvimento de uma intervenção didática promotora do pensamento criativo e crítico no ensino superior. O modelo apresenta o processo criativo decomposto em seis fases e duas subfases auxiliadas por trinta e seis técnicas facilitadoras. O principal contributo do trabalho é a reflexão sobre a adequabilidade do modelo no domínio educativo, em particular no desenho de processos de ensino e aprendizagem. O que se apresenta é a descrição das etapas do processo de desenvolvimento de uma intervenção didática à luz das fases do modelo E62 complementada por exemplos de aplicação das técnicas sugeridas pelo referido modelo. Apresentam-se como principais resultados alcançados o plano da intervenção implementada e o E62 Logbook V1, um instrumento de reflexão metacognitiva auxiliar do modelo E62. O instrumento baseia-se na analogia do processo criativo com uma viagem e visa promover a reflexão individual do estudante acerca da trajetória pessoal percorrida. Como parte desse instrumento, propõe-se uma taxonomia de estilos de pensamento baseada em profissões relacionada com aspetos cognitivos e atitudinais do processo criativo que o modelo E62 não contempla de forma explícita. As opiniões favoráveis dos docentes da unidade curricular em que a intervenção decorreu reforça a convicção dos investigadores de que o modelo E62 se mostra adequado ao desenho de experiências de aprendizagem.
The presented work reports on a case study on the application of the Design Thinking model E62 to the design of an educational initiative aimed at promoting creative and critical thinking in higher education. The model divides the creative process into six phases and two sub phases and suggests thirty six facilitating techniques. The main contribution of this work is to reflect on the adequacy of the application of our Design Thinking model in the educational field, especially in the development of learning experiences. What is presented is the description of the process in the light of the E62 model phases and techniques. The main results are the designed intervention plan and the E62 Logbook V1, an instrument for self-reflection complementary to the E62 model. This instrument is based on the analogy between a journey and the creative process, and aims to promote a student’s reflection about his personal journey. Included in this instrument, a classification of thinking styles based on seven occupations is proposed. This classification is focused on cognitive and attitudinal aspects that aren’t explicitly considered by E62 model. Favorable opinions of teachers involved in the course where the intervention occurred, reinforce our conviction that E62 is appropriated for the development of learning experiences.
L’article présenté décrit une étude de cas sur l’application du modèle de Design Thinking E62 dans la conception d’une intervention didactique pour la promotion de la pensée créative et critique. Le modèle décompose le processus créatif en six phases et deux sous-phases qui peuvent être aidé par l’utilisation de trente-six techniques proposées. La principale contribution de ce travail est une réflexion sur la possibilité de l’application du modèle dans l’enseignement et particulièrement dans le développement d’expériences d’apprentissage. Ce qui est présenté c’est une description de la conception d’une intervention didactique à la lumière des phases et techniques du modèle E62. Il se distingue come résultat le plan de l’intervention dessiné et l’E62 Logbook V1, un instrument d’autoréflexion qui sert à complémenter le modèle. Cet instrument est basé sur l’analogie entre un voyage et le processus créatif et vise à promouvoir l’autoréflexion des étudiants sur sa trajectoire personnelle. Inclus dans cet instrument, une classification des styles de pensée est proposée. Cette classification se centre sur les aspects cognitifs et comportementaux qui ne sont pas explicitement pris en compte par le modèle E62. Avis favorables des enseignants impliqués dans le cours où l’intervention a eu lieu vient renforcer notre conviction que l’E62 est approprié au développement d’expériences d’apprentissage.
El trabajo presentado describe un estudio de caso sobre la aplicación del modelo de Design Thinking E62 en el desarrollo de una intervención educativa centrada en la promoción del pensamiento creativo y crítico en la enseñanza superior. El modelo presenta el proceso creativo descompuesto en seis fases y dos sub-fases ayudadas por treinta y seis técnicas facilitadoras. La principal contribución de este trabajo es una reflexión sobre la adecuación de la aplicación del modelo en el campo de la educación, sobre todo en el desarrollo del proceso de enseñanza y aprendizaje. Lo que es presentado es la descripción del proceso de desarrollo de una intervención educativa según las fases y técnicas del modelo E62. Se destaca como resultado alcanzado el plan de intervención y el E62 Logbook V1, un instrumento de autoreflexión auxiliar del modelo E62. El instrumento se basa en la analogía del proceso creativo con un viaje y busca promover la reflexión individual del estudiante sobre la trayectoria personal. Como parte de este instrumento, se propone una taxonomía de estilos de pensamiento basados en profesiones relacionada con aspectos cognitivos y actitudinales del proceso creativo que el modelo E62 no aborda explícitamente. Opiniones favorables de los profesores del curso donde la intervención se llevó a cabo refuerza la creencia de los investigadores que el modelo E62 se muestra adecuado en el desarrollo de experiencias de aprendizaje.
URI: http://hdl.handle.net/10437/7401
ISSN: ISSN 646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 32 (2016)

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