Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/7348
Título: Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
Autores: Costa, António Augusto Teixeira da, orient.
Almeida, Ana Claudia Santos de
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DA QUALIDADE
ENSINO PRIVADO
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MANAGEMENT
QUALITY MANAGEMENT
PRIVATE TEACHING
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
GESTÃO DE EMPRESAS
BUSINESS MANAGEMENT
Data: 2016
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a visão de professores e alunos quanto à gestão de qualidade no Instituto de Educação Integrada Albert Einstein. Para tanto utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, realizando um estudo de caso, partindo de uma análise bibliográfica, que trazem o debate sobre a gestão de qualidade, onde utilizou-se de um questionário, trabalhando os dados obtidos por meio da análise de conteúdo. O estudo baseouse em uma população de 18 professores e 300 alunos onde foram entrevistados 10 docentes e 35 discentes do curso Técnico de Enfermagem. O instrumento de pesquisa foi composto por 21 questões para os professores e 13 questões para os alunos. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que a instituição possui um Projeto Político Pedagógico e apresenta objetivos, planos e metas, porém, estes não são evidenciados pela comunidade acadêmica. Conclui-se que a visão dos envolvidos na pesquisa é um importante meio para se avaliar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Assim, em função dos resultados obtidos, compete aos gestores da instituição estudada focar sua atenção nos pontos críticos a fim de reduzi-los, potencializando os aspectos que tem visão positiva por parte dos professores e alunos.
This research aims to analyze the teachers and students view as to the quality of management at the Institute for Integrated Education Albert Einstein. For this we use the quantitative and qualitative approach, performing a case study, based on a literature review, bringing the debate on the quality of management, where we used a questionnaire, working the data through content analysis. The study was based on a population of 18 teachers and 300 students were interviewed 10 teachers and 35 students of the course Practical Nursing. The research instrument consisted of 21 questions for teachers and 13 questions for students. The results in the survey indicate that the institution has a Pedagogical Political Project and presents objectives, plans and goals, but these are not evidenced by the academic community. We conclude that the vision of those involved in research is an important way to evaluate and improve the quality of educational services. Thus, depending on the results obtained, it is for the institution studied managers focus their attention on critical points in order to reduce them, strengthening the aspects that have positive view on the part of teachers and students.
Descrição: Orientação : António Augusto Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/7348
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Empresas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ANA CLAUDIA ALMEIDA - tese.pdfDissertação de Mestrado1.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.