Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/7325
Título: A importância da atuação de uma equipe pedagógica, no combate à violência escolar
Autores: Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.
Melo, Nailza Antunes Cordeiro de
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
PEDAGOGIA
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
PEDAGOGY
Data: 2014
Resumo: Estudo descritivo que tem como objetivo analisar a importância da atuação de uma equipe pedagógica no combate à Violência escolar. Para realizá-lo utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, através de um questionário de pesquisa, em oito escolas dos bairros da Sacramenta, Telégrafo e Pedreira. Mais de 80% dos educadores já presenciaram situações de violência dentro da escola. Poucos pensaram em desistir da função, apesar de se sentirem inseguros no local de trabalho. O bairro com maior ocorrência de violência, dos três pesquisados é o bairro do Telégrafo com 96%, e o segundo é o bairro da Sacramenta com 94% das respostas dos educadores. Os relatos das equipes demonstraram que a Violência é combatida na escola de várias formas conforme o bairro pesquisado a saber: Pedreira, 20% dos profissionais responderam que o combate à violência se realiza através de um bom relacionamento entre a equipe pedagógica e os alunos; no bairro da Sacramenta, 18,6% responderam que realiza palestras sobre violência e uso de drogas; no bairro do Telégrafo 16,5% dos profissionais disseram que o combate à violência é realizado com parcerias entre policiais e escola, para fazer palestras sobre uso de drogas e prevenção da violência escolar. Constatou-se que há um índice maior que 80% de violência nas escolas estaduais pesquisadas dos três bairros. Há que se fornecer aos profissionais destas escolas, maior suporte técnico e pedagógico para que possam atuar de forma efetiva no combate à violência escolar.
Descriptive study which aims to analyze the importance of the performance of a pedagogical team in combating violence in schools. In order to perform this study the qualitative and quantitative approaches were used by way of a questionnaire research in eight schools in the neighborhoods of “Sacramenta, Telegrafo and Pedreira”. More than 80% of educators have witnessed violence within the school. Few thought about considered giving up their functions, despite the fact of feeling insecure in their workplaces. Among the three researched neighborhoods, the one with the higher occurrence of violence is the neighborhood of “Telegrafo” with 96%, and the second is the neighborhood of “Sacramenta” with 94% of responses from educators. The reports from pedagogical teams have shown that violence is countered in schools in various ways depending on the neighborhood: “Pedreira”, 20% of professionals responded that combating violence takes place through a good relationship between the teaching staff and students; in the neighborhood of Sacramenta, 18.6% responded that they give lectures on violence and drug use; in the neighborhood “Telegrafo”, 16.5% of educators said that combating violence is accomplished with the partnership between police officers and the school, through lectures about “The use of drugs” and “The prevention of violence in schools”. It was found that there is an index higher than 80% of violence in the researched public schools, in the three researched neighborhoods. It’s imperative to provide the professionals in these schools with a higher pedagogical and technical support so that they can act effectively in combating violence in schools.
Descrição: Orientação: Ricardo Figueiredo Pinto ; co-orientação: Ana Paula Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/7325
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Nailza_Melo_30_10_2014.pdfDissertação de Mestrado2.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.