Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/7188
Título: Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
Autores: Cavaco, Nora, orient.
Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei 
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
SCHOOL INCLUSION
Data: 2014
Resumo: Este Projeto de Investigação Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- um estudo de caso possibilitou um estudo qualitativo, em que a realidade escolar é uma escola integrada com 1º, 2º e 3ºciclos, apresentando-se deveras interessante e motivador. O estudo de caso trata de uma criança de 8/9 anos com diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, inserida numa unidade de ensino estruturado, bem como em sala de aula, numa turma de 3º Ano. As estratégias de ensino em contexto de sala de aula foram adaptadas à realidade do aluno, bem como o trabalho desenvolvido na unidade de ensino estruturado. Convém, no entanto salientar que se tratava de um aluno com capacidades para que, por alguns momentos acompanhasse o trabalho que se desenvolvia em sala de aula. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e mais especificamente no que diz respeito ao Autismo implica de todos um esforço conjunto e de diálogo permanente.
The case study Stratagies to Develop Communitive to Develop Communicative Abilities in Children Affect by the Autism Spectrum Disorder led to a qualitative study based on a school integrating the 1st, 2nd and 3rd grade cycles of scholling. The case on study is about an 8/9 years old child diagnosed with Autism Spectrum Disorder and attending a special class of the 3rd grade. The teaching strategies, applied at the classroom context were adapted to the pupil`s reality as well as to the work preciously developed in the special class. However, it must be outlined that this student was able enough to follow, at times, the classroom routines. The inclusion of students with special learning needs, and of those affected by Autism in particular demands a combined effort and a permanent dialogue from all parts involved.
Descrição: Orientação: Nora Cavaco
URI: http://hdl.handle.net/10437/7188
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf12.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.