Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437/7187
Título: | Dificuldades psicomotoras e inclusão: estudo de caso |
Autores: | Pereira, Rafael Silva, orient. Sousa, Maria Clara Alves de |
Palavras-chave: | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS AUTONOMIA EDUCACIONAL COMUNICAÇÃO SOCIALIZAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR ESTUDOS DE CASO EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS EDUCATIONAL AUTONOMY COMMUNICATION SOCIALIZATION SCHOOL INCLUSION CASE STUDIES |
Data: | 2013 |
Resumo: | As escolas possuem um carácter heterogéneo a nível social, cultural, económico e religioso. A consequente descriminação e insensibilidade face às diferenças conduzem muitas vezes os alunos ao isolamento, a uma fraca autoestima e à exclusão, particularmente quando essas diferenças afetam a autonomia nas atividades do quotidiano.
Considera-se que a linguagem, fator determinante no processo de socialização, é o meio pelo qual os indivíduos comunicam, interagem e adquirem normas, valores e comportamentos. Torna-se, assim, pertinente salientar a importância das estratégias pedagógicas dos docentes, nomeadamente as devotadas à interação e à aprendizagem cooperativa que desenvolvem no aluno um conjunto de aptidões e competências comunicativa e, por conseguinte, a autonomia, a socialização e a inclusão. Schools have a heterogeneous nature social, cultural, economic and religious. The resulting face discrimination and insensitivity to differences often lead students to isolation, poor self-esteem and social exclusion, particularly when these differences affect autonomy in activities of daily life. It is considered that the language factor in the socialization process is the means by which individuals communicate, interact and acquire norms, values and behaviors. It is therefore pertinent to note the importance of the teaching strategies of teachers, particularly devoted to interaction and cooperative learning in which students develop a set of skills and communicative skills and therefore autonomy, socialization and inclusion. |
Descrição: | Orientação: Rafael Pereira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/7187 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Temporario.pdf | 12.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.