Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/6972
Título: O impacto das práticas de gestão de recursos humanos na motivação dos colaboradores da Administração Pública Cabo-verdiana
Autores: Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos
Dias, Damasceno
Alves, Maria Serafina
Palavras-chave: GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GESTÃO PÚBLICA
CABO VERDE
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
PROFESSIONAL MOTIVATION
PUBLIC ADMINISTRATION
PUBLIC MANAGEMENT
CAPE VERDE
Data: 2015
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: A busca de uma nova gestão pública, que procure prestar serviços ao cidadão com qualidade e eficiência tem sido o alvo a ser alcançado pelo Estado contemporâneo, sendo por isso estratégico o estudo das pessoas dentro das organizações públicas. A adoção de uma gestão pública focada na qualidade requer mudanças na cultura organizacional, exigindo principalmente motivação, que conduz ao esforço, dedicação, persistência e comprometimento. Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem um desafio e um significado suficiente para o trabalho. Este trabalho pretende investigar a motivação como uma ferramenta para alcançar a produtividade e a excelência no desempenho das atividades na Administração Pública cabo-verdiana e em que medida as práticas de gestão de Recursos Humanos contribuem para a motivação. Para alcançar o objectivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Administração dos Recursos Humanos e sobre as diversas teorias relacionadas com a motivação para o trabalho nas organizações. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário para se obter dados referentes à motivação dos funcionários da Administração Pública e entrevistas aos gestores de Recursos Humanos de diversos Ministérios. Os resultados indicaram que uma gestão efetiva dos Recursos Humanos na Administração Pública é urgente, requerendo mecanismos de responsabilização, seguimento e avaliação. É importante, contudo, ter presente a especificidade da gestão pública em relação ao sector privado, que aponta para a existência de fatores de maior complexidade tais como as relações com as políticas públicas, as relações com grupos de interesses diversos, a pressão da sociedade, ou o menor uso de incentivos materiais, mas também, para outros fatores, como a própria noção de serviço público. Estes fatores devem ser explorados, como forma de garantir uma maior dinâmica de funcionamento.
The quest for a new public management, that seeks to provide quality and effective services to the citizens, has been the target of contemporary State. Within this framework, the study of people inside public organizations becomes strategic. The truth is that the adoption of a public management focused on quality requires changes in organization culture, requiring mainly motivation, which leads to efforts, dedication, persistence, and commitment. Motivation implies accomplishment feelings and professional recognition, expressed by means of executing tasks and activities that are sufficiently challenging and meaningful to the job. This work aims to research motivation as a tool to achieve productivity and excellence in the performance of activities in Cape Verdean Public Administration, and how the practices of human resources management contribute to motivation. To achieve the aim of this work, a bibliographical research on Human Resources Administration as well as different theories related to work motivation in organizations was conducted. The inquisitive method was used based upon a written questionnaire aimed at obtaining data referring to motivation of Public Administration workers and interviews with resource managers from various ministeries. The results indicated that effective management of human resources in the public Administration is urgent, requiring accountability mechanisms, monitoring and evaluation. However, it is important, the specificity of public management in relation to the private sector, which points to the existence of more complex factors such as relations with public policy, the relations with diverse interest groups, the pressure of society, or less use of material incentives, but also to other factors such as notion of public service. These factors should be explored as a way to ensure greater operating dynamics.
Descrição: R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10437/6972
ISSN: 2183-5845
Aparece nas colecções:R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 01 (2015)

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