Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/6872
Título: Tristeza positiva? O efeito das emoções induzidas por excertos musicais na resposta comportamental e pupilar numa tarefa de memória de reconhecimento
Autores: Rosa, Joana Brites, orient.
Barata, Ana Filipa Seco Tinoco
Palavras-chave: MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
PSICOLOGIA
COGNIÇÃO
EMOÇÕES
MEMÓRIA
PSICOFISIOLOGIA
EYE TRACKING
PSYCHOLOGY
COGNITION
EMOTIONS
MEMORY
PSYCHOPHYSIOLOGY
EYE TRACKING
Data: 2015
Resumo: Estudos recentes têm mostrado que a tristeza pode ter efeitos positivos na melhoria da memória, na redução de erros de julgamento e na promoção de comportamentos sociais mais eficazes. Assim, o presente estudo teve como objetivo explorar a influência do estado afetivo na retenção mnésica e posterior recuperação. Uma tarefa de memória de reconhecimento, com indução prévia de 3 tipos de emoções (alegria, tristeza, neutra) através de pequenos excertos musicais, foi aplicada a amostra de 36 estudantes universitários. A taxa de acertos e o diâmetro pupilar, utilizado como índice de carga cognitiva e emocional, foram avaliados. As hipóteses não foram comprovadas, no entanto, verificou-se contração pupilar em todas as análises realizadas e uma tendência de resposta diferenciada após indução emocional.
Recent studies have shown that negative affective states, including sadness, can have positive effects on improving memory, by reducing errors of judgment and promoting effective social behaviors. The present study aimed to examine the influence of affective state in mnesic retention and later retrieval. A recognition memory task preceded by an emotion induction through small music excerpts (happy vs sad vs neutral), was applied to a convenience sample of 36 college students. The hit rate and pupil diameter used as cognitive and emotional load index were evaluated. Hypotheses have not been proven however it was found pupillary contraction in all analyzes performed and it was found a differentiated trend response after emotional induction.
Descrição: Orientação: Joana Brites Rosa 
URI: http://hdl.handle.net/10437/6872
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipa Barata - FINAL.pdfDissertação de mestrado874.17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.