Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/6713
Título: A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português
Autores: Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
Pinto, Patrícia Conceição Almeida
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
SCHOOL ADMINISTRATION
ENSINO
TEACHING
APRENDIZAGEM
LEARNING
SUCESSO ESCOLAR
SCHOOL SUCCESS
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
SCHOOL ORGANIZATION
Data: 2015
Resumo: O presente estudo incide sobre a Escola como construção social, nomeadamente nas perceções dos estudantes sobre a organização do ensino-aprendizagem da disciplina de português. Neste âmbito, verificamos que o clima e cultura de turma e de escola estão diretamente relacionados com o ensino-aprendizagem e permitem conhecer e analisar a forma como podem influenciar o in(sucesso) na disciplina de português. Nesta investigação, realizada numa Escola Secundária com 3º Ciclo do concelho de Matosinhos, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 46 estudantes do 9º ano, que frequentavam a sala de estudo. Da análise dos resultados da nossa investigação verificamos que os estudantes inquiridos consideram que o clima e a cultura de escola estão intimamente ligados com o ensino-aprendizagem. Os inquiridos apresentam diferentes perceções quanto à organização do processo de ensino-aprendizagem de português, estando, no entanto, de uma maneira geral, envolvidos no mesmo. Conclui-se que os estudantes têm, de um modo geral, sucesso na disciplina de português e consideram que o clima e a cultura de turma e de escola são bons e contribuem para o sucesso educativo. Consideram ainda que o papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, os temas trabalhados nas aulas são atuais e interessantes.
This study focuses on the school as a social construction, particularly in perceptions of students about the organization of teaching and learning the discipline of portuguese. In this context, we see that the climate and class and school culture are directly related to teaching and learning and allow to understand and analyze how they can influence in (success) in the discipline of portuguese. In this research project, carried out in secondary school with 3rd cycle in Matosinhos, a quantitative methodology was used and applied a questionnaire to 46 students in the 9th grade, who went to study hall. Analyzing the results of our investigation we found that the students surveyed consider the climate and school culture are closely linked with the teaching-learning. Respondents have different perceptions about the organization of the Portuguese teaching-learning process, being, however, in general, involved in it. In this research project, it is concluded that students have, in general, success in the discipline of Portuguese and consider the climate and the gang culture and school are good and contribute to educational success. They believe the teacher's role is fundamental in the teaching-learning process, the themes discussed in class are current and interesting.
Descrição: Orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/6713
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Patrícia Pinto.pdf553.74 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.