Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/6376
Título: Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
Autores: Pinto, Fernanda
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA
PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION
DESIGUALDADES SOCIAIS
SOCIAL INEQUALITIES
Data: 2011
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).
URI: http://hdl.handle.net/10437/6376
ISSN: 2182-1534
Aparece nas colecções:Cadernos de Investigação Aplicada nº 05

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
caderno_investigacao_aplicada_n5_75-84.pdf200.57 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.