Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/6375
Título: A geografia social urbana na licenciatura em educação social
Autores: Rodrigues, Manuel Alberto
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
ENSINO SUPERIOR
HIGHER EDUCATION
EDUCAÇÃO SOCIAL
SOCIAL EDUCATION
GEOGRAFIA SOCIAL
SOCIAL GEOGRAPHY
GEOGRAFIA URBANA
URBAN GEOGRAPHY
Data: 2011
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: Pretende-se fundamentar a importância da geografia social urbana na composição curricular das licenciaturas em educação social, ao mesmo tempo que se sugerem temas passíveis de serem estudados. As cidades são os espaços geográficos onde vive a maior parte da população e onde o fenómeno da ecologia urbana se faz sentir com mais incidência. Os educadores sociais intervêm sobretudo nas grandes cidades, lugares onde se manifestam os maiores e mais graves problemas consequentes de desajustamentos e de exclusão. A estrutura habitacional das cidades, a propriedade do solo urbano, as exclusões e a imigração, conduzem, necessariamente, a segregações e a agregações, em função do status sociais, refletindo-se em qualidades de vida diferenciadas. O conhecimento dos fenómenos estudados na geografia social urbana pelo educador social, contribui para a concretização de projetos de intervenção social mais adequados e ajustados às diferentes realidades e fenómenos urbanos sintetizados através de blocos temáticos.
URI: http://hdl.handle.net/10437/6375
ISSN: 2182-1534
Aparece nas colecções:Cadernos de Investigação Aplicada nº 05

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