Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/6374
Título: Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullying
Autores: Pereira, Fernando Oliveira
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
VIOLÊNCIA
VIOLENCE
VIOLÊNCIA ESCOLAR
SCHOOL VIOLENCE
BULLYING
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SOCIOLOGY OF EDUCATION
PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
BEHAVIOUR PSYCHOLOGY
Data: 2011
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: No estudo da violência, em geral, e da violência escolar, em particular, têm sido predominantes as perspectivas da epidemiologia e da fenomenologia sociais. O presente artigo dá maior ênfase à perspetiva psicológica, estrutural e funcional, dos comportamentos de violência. Após breve exposição histórica das abordagens à violência são especificados os princípios e os critérios utilizados na avaliação e no diagnóstico, geral e diferencial, da violência. De seguida são caraterizados as modalidades, as formas instrumentais, a natureza dos canais de execução e materialização, as motivações e as causas prováveis da violência escolar entre pares, também conhecida por bullying. O artigo expõe os dados sobre a incidência dos tipos de agressão mais praticados na escola, revelando em que género e faixas etárias são mais requentes, e os locais onde ocorrem com mais frequência os atos de violência entre pares.Os atores envolvidos nos atos de agressão e violência – os agressores, as vítimas e os espetadores – são descritos e caraterizados. Finalmente são apresentados modelos psicológicos explicativos da formação, desenvolvimento e estrutura da violência, em especial da violência juvenil entre pares na escola.
URI: http://hdl.handle.net/10437/6374
ISSN: 2182-1534
Aparece nas colecções:Cadernos de Investigação Aplicada nº 05

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
caderno_investigacao_aplicada_n5_28-52.pdf578.92 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.