Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/6303
Título: O desporto e a segurança ao serviço da atividade turística: o caso de Albufeira
Autores: Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.
Serra, Alexandra de Noronha Figueiredo
Palavras-chave: MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
DESTINOS TURÍSTICOS
DESPORTO
GESTÃO DA QUALIDADE
SEGURANÇA
TURISMO
ESTUDOS DE CASO
ALBUFEIRA
TOURISM
TOURIST DESTINATIONS
SPORT
QUALITY MANAGEMENT
SECURITY
CASE STUDIES
ALBUFEIRA
Data: 2014
Resumo: Com a presente investigação pretende-se saber em que medida o desporto e a segurança ao serviço da atividade turística, poderão ser uma mais-valia no destino turístico do Algarve, em particular em Albufeira. Para alcançar o objetivo proposto, foi efetuada uma revisão da literatura, tendo como preocupação realizar um exame profundo, sistemático e crítico das publicações pertinentes que se reportam ao objeto de estudo. Assim, entre outras reflexões, relacionaram-se conceitos e refletiu-se sobre a gestão da qualidade, assim como a importância do papel da gestão e do planeamento para o desenvolvimento de um destino turístico. Para tal, a recolha de dados teve como instrumentos a análise documental de fontes credíveis, académicas e documentos oficiais, assim como a aplicação de inquéritos por questionários, quer do lado da oferta, quer do lado da procura, envolvendo turistas e excursionistas do dia. Quanto aos resultados, de uma amostra aleatória constituída por 63 inquiridos, com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos, que viajam com a família, com motivações relacionadas com o descanso e o lazer, inferem-se conclusões que se relacionam com o facto de se considerar que a Albufeira foi considerada um destino turístico recorrente, sendo a viagem adquirida através da internet e a estada num hotel, com a permanência de uma semana. O desporto e a segurança foram considerados como elementos diferenciadores de Albufeira como destino turístico, salientando-se o "Segurança do Destino" como o fator mais relevante.
With this research we want to know to what extent the sport and security at the service of tourism, can be an asset in the tourist destination of the Algarve, particularly in Albufeira. To achieve the proposed objective, a literature review was conducted, with the concern perform a thorough, systematic and critical review of relevant publications that report to the object of study. Thus, among other considerations, were related concepts and was reflected on the management of quality as well as the important role of management and planning for the development of a tourist destination. To this end, the data collection was to instruments desk review of credible, academic and official documents sources and by applying surveys questionnaires either on the supply side or the demand side, involving tourists and trippers day. As for the results, a random sample of 63 respondents, aged 25 and 44, traveling with family, with motivations related to rest and leisure, to infer conclusions that relate to the fact considering that Albufeira was considered a recurring tourist destination, and the journey purchased over the internet and stay in a hotel, with the permanence of a week. Sport and safety were considered as differentiating elements of Albufeira as a tourist destination, highlighting the "Security Target" as the most important factor.
Descrição: Orientação: Paulo Alexandre Correia Nunes
URI: http://hdl.handle.net/10437/6303
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Turismo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandra N F Serra. O Desporto e a Segurança ao Serviço da Atividade Turística. Orientador Prof. Dr. Paulo A C Nunes.pdfDissertação de Mestrado4.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.