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Título: Da teoria das organizações às instituições
Autores: Rosa, António Machuco
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
SOCIOLOGIA
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA
COMMUNICATION
SOCIOLOGY
SOCIOLOGY OF ORGANIZATIONS
CONTEMPORARY SOCIOLOGY
Data: 2002
Editora: Edições Universitárias Lusófona
Resumo: Neste artigo são passadas em revista algumas das principais teorias da organização empresarial à luz da moderna teoria dos grafos. Analisa-se, em primeiro lugar, a teoria clássica da gestão teorizada por H. Fayol, mostrando-se como ela pode ser revista de acordo com a teoria dos grafos hierárquicos. De seguida, analisa-se o conceito de rede dinâmica, o qual leva a abandonar a teoria neoclássica quer da empresa quer do mercado e a caracterizar as empresas evoluindo nos ambientes das tecnologias da informação. São passados em revista os casos da Cisco Systems e da Microsoft Inc., salientando-se o tipo de grafos que lhes correspondem. É finalmente destacado o papel dos standards em tecnologias da informação, concluindo-se serem necessários mecanismos de regulação institucional em dinâmicas empresariais que tendem a favorecer a emergência de monopólios.
This paper reviews the main theories of organizational theory on the light of modern graphs theory. The paper firstly analyses the classical theory of management devised by Henry Fayol and follows on by showing how it can be reviewed accordingly to the hierarchical graphs theory. The paper then analyses the concept of dynamical network, which allows us to surpass the neoclassical theory of markets and organizations and also provides a fine instrument to scrutiny the behavior of IT companies and their respective marketplaces. The Microsoft and Cisco cases are thoroughly discussed and the corresponding graphs for each one of the companies is presented. The discussion of the two above mentioned cases allows to extract the conclusion that standards represent one of the areas of it development in need of institutional and public regulation mechanisms, namely because these environments favor the emergence of monopolies.
Descrição: Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura
URI: http://hdl.handle.net/10437/624
ISSN: 1645-2585
Aparece nas colecções:Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 03 (2002)

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